Produção de carne suína e de frango sobe em MS

Publicado em 24/01/2018 14:22
Relatório do Sistema Famasul revela também um aumento no poder de compra dos avicultores e suinocultores

A produção de carne suína em Mato Grosso do Sul aumentou 9,4% em 2017. A informação consolidada é do último Boletim Casa Rural divulgado, nessa segunda-feira (22), pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

De acordo com os dados apresentados no relatório o volume produzido no Estado saltou de 134,5 mil toneladas para 147,2 mil toneladas em 2017.

Na avaliação da analista técnica do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira, a suinocultura apresentou um recuperação em relação aos anos anteriores. “No ano de 2017, o suinocultor conseguiu realizar investimentos na produção, principalmente, porque os custos com ração diminuíram em razão da redução no preço do milho”.

Na avicultura, a produção aumentou 3,4% entre 2016 e 2017, saindo de 401,7 mil toneladas para 415,6 mil de toneladas.

Neste setor, segundo a especialista da Federação, a demanda internacional absorveu 40% da produção sul-mato-grossense. “No período analisado, as exportações de carne de frango ‘in natura’ somaram 173,4 mil toneladas, 10% acima das vendas internacionais de 2016”.

Segundo o relatório da Famasul, a receita obtida com as exportações deste ano totalizou US$ 321,9 milhões. Com participação de 19,6%, a Arábia Saudita foi o maior comprador da carne de frango sul-mato-grossense.

Relação de Troca

A redução no preço do milho favoreceu o mercado suíno em Mato Grosso do Sul. Em dezembro de 2017, por exemplo, o produtor registrou uma relação de troca de venda de 1 quilo de carne suína para a aquisição de 10 quilos de milho, resultado 19,6% maior que a relação de troca do mesmo período do ano anterior.

Já no segmento avícola, a relação de troca no mesmo comparativo subiu 14,8%, saindo de 11,4 quilos para 13,09 quilos de milho adquiridos na venda de um quilo de carne de frango. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário