Soja: Colheita começa nos próximos dias em Cristalina (GO) e perspectiva é favorável para a produtividade

Publicado em 24/01/2018 13:58
Estimativa é de rendimento entre 55 a 56 sacas do grão por hectare, acima do registrado no ciclo passado. Algumas áreas estão sem chuvas há mais de 12 dias, mas previsão indica retorno das precipitações no final da semana. Preços da soja estão próximos de R$ 60,00 a saca. No milho, área cultivada na safrinha deve recuar 10% na região.

LOGO nalogo

Na região de Cristalina (GO), os produtores devem iniciar a colheita da soja da safra 2017/18 nos próximos dias nas áreas irrigadas. Já nas áreas de sequeiro, devido o atraso no plantio, os trabalhos de colheita deverão ficar concentrados a partir do 15 de fevereiro. Os agricultores estão otimistas em relação à produtividade média das lavouras para essa temporada.

Segundo o presidente do Sindicato rural do município, Alécio Maróstica, o rendimento médio deve ficar entre 55 a 56 sacas de soja por hectare. A projeção está acima do registrado no ciclo anterior, de 53 sacas do grão por hectare. Apesar da perspectiva favorável, algumas áreas não recebem chuvas há mais de 12 dias e sofrem também com as altas temperaturas.

"Poderemos ter algumas perdas caso as chuvas não se confirmem nos próximos cinco dias. Por enquanto, as previsões climáticas indicam precipitações para a nossa região a partir do final dessa semana, o que se confirmado, trará alívio para as lavouras", explica a liderança sindical.

Comercialização

Maróstica ainda destaca que a rentabilidade da safra 2017/18 é uma das preocupações dos produtores rurais na localidade. "Diante dos preços mais baixos e dos custos de produção mais altos do que os observados no ano passado, o produtor precisará de uma produtividade ao redor de 55 sacas por hectare para pagar as contas", afirma. Atualmente, a saca da soja é cotada a R$ 60,00 na região.

Safrinha de milho

O atraso no plantio da soja comprometeu a janela ideal de cultivo da safrinha de milho em Cristalina. Cenário que pode levar a uma redução de 10% na área semeada com o cereal. Os agricultores têm até o dia 15 de fevereiro para finalizarem o plantio do cereal, mas o prazo pode ser estendido para até 10 de março.

"Os produtores não vão querer arriscar o plantio depois do dia 10 de março. Também deveremos acompanhar uma redução nos investimentos em tecnologia. E o agricultor que não plantar o milho poderá investir na cultura do sorgo ou do milheto", pondera a liderança.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Fernanda Custódio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • elcio sakai vianópolis - GO

    Alécio parabéns pela sua entrevista, continue assim.

    1