ONS reduz projeção de carga de energia no mês; vê chuva favorável em hidrelétricas

Publicado em 12/01/2018 15:46

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a estimativa de carga de energia do sistema interligado do Brasil em janeiro, enquanto manteve praticamente inalteradas previsões favoráveis para a chuva na região das hidrelétricas, principal fonte de energia do Brasil.

Em relatório nesta sexta-feira, o órgão do setor elétrico apontou que a carga de energia deve fechar janeiro com avanço de 0,6 por cento ante o mesmo mês do ano passado, um recuo frente a uma projeção na semana passada de alta de 1,2 por cento, segundo relatório nesta sexta-feira.

Já as precipitações na região das hidrelétricas do Sudeste tiveram estimativa mantida em 105 por cento da média histórica, enquanto no Nordeste a previsão subiu para 47 por cento, ante 42 por cento anteriormente.

As chuvas positivas e a expectativa de carga menor ajudaram a reduzir o custo de operação previsto para o sistema, o que derrubou os preços spot da eletricidade, o chamado Preço de Liquidação das Diferenças (PLD).

O PLD para a próxima semana caiu 8 por cento no Sudeste e 7 por cento no Sul, com retração ainda maior no Nordeste e no Norte, de 10 por cento e 14 por cento, respectivamente, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que calcula as cotações.

O PLD médio do Sudeste ficou em 162,95 reais por megawatt-hora, ante 176,64 reais na semana anterior, enquanto no Norte, onde houve a maior queda, o preço foi para 142,37 reais, contra 165,52 reais na semana anterior.

(Por Luciano Costa)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário