Zona Núcleo da Argentina colhe super safra de trigo
O Guia Estratégico para o Agronegócio (GEA) da Bolsa de Comércio de Rosário (BCR) estabeleceu que a safra de trigo na Zona Núcleo da Argentina é uma "supersafra", já que rompeu recordes de rendimento e foi responsável por quase 5 milhões de toneladas.
"Com 130 mil hectares a menos do que no ano passado, mas com um rendimento final de 4460kg por hectare, a região núcleo colheu cerca de 4,97 milhões de toneladas de trigo", indicou a entidade.
Segundo o GEA, a colheita, que já se encerrou nessa região, trouxe resultados surpreendentes. O leste de Córdoba expressou a melhor performance produtiva dos últimos anos, com médias por volta de 4700kg por hectare e picos que romperam essa referência: várias zonas alcançaram até 7600kg por hectare.
A Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA) também declarou encerrados os trabalhos de colheita nas regiões núcleo norte e sul, com rendimentos médios de 4340kg e 4480kg por hectare, respectivamente.
"A boca oferta hídrica em etapas críticas de definição de rendimento, acompanhada por um aumento no nível de tecnologia aplicada permitiram superar em 5% a 6% o rendimento acumulado durante o período anterior", avaliou a entidade.
Para a BCBA, as duas regiões, somadas, foram responsáveis por 5,2 milhões de toneladas, 30% da projeção nacional, que é de 17 milhões de toneladas.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Trigo cai em Chicago com realização de lucros e a força do dólar
IGC reduz previsão de safra global de trigo 24/25 por colheita menor na UE
Moinhos de farinha enfrentam problemas de abastecimento com produtores de trigo controlando estoques
Trigo atinge máxima de uma semana com tensões no Mar Negro; soja cai com safra do Brasil
Trigo/Cepea: Cotações se estabilizam no BR
Produção de trigo em SC: estimativa de aumento de 40,8% na safra 2024/2025