Bolsonaro é a expressão de quem "está de saco cheio com tudo o que está aí..."

Publicado em 25/12/2017 10:46
"Mal-estar", artigo de Denis Lerrer Rosenfield, em O Estado de S.Paulo.."Se a moralidade pública se tornou uma bandeira política, é porque não faltaram razões que corroboram tal percepção..."

Há um profundo mal-estar na sociedade brasileira. As pessoas estão tomadas pelo desânimo e pela insegurança, portadoras de grande descrença nos políticos e nos partidos. Se a moralidade pública se tornou uma bandeira política, é porque não faltaram razões que corroboram tal percepção. É bem verdade que a economia voltou a crescer, criando novas condições sociais, graças às reformas realizadas pelo atual governo. Porém tais efeitos ainda não se fizeram sentir ou não são percebidos como tal.

Não deveria, portanto, causar estranheza o fortalecimento da candidatura do deputado Jair Bolsonaro, na medida em que ele consegue dar vazão ao sentimento de uma sociedade cansada de desmandos. Pretender desqualificá-lo como sendo de extrema direita nada mais é que uma reação de tipo ideológico, pois não leva em consideração que suas posições estão enraizadas na sociedade. Ele não é uma “bolha” que logo estourará, mas um fenômeno que expressa questões e posições de uma sociedade que está de saco cheio de tudo o que está aí.

A descrença da sociedade nos políticos e nos partidos em geral tem sérias razões. Não há praticamente nenhum grande partido que escape. O PT foi o grande mestre, com o mensalão e o petrolão. Nos governos petistas o País foi levado à ruína econômica e à falta completa de ética. Ex-membros do novo governo estão envolvidos na Lava Jato, como um ex-ministro com mais de R$ 50 milhões escondidos num apartamento. As imagens foram impactantes. O ex-presidente do PSDB também aparece envolvido com a JBS. A lista seria interminável. Fica, porém, a percepção de que todos os partidos estão podres, embora, evidentemente, haja pessoas sérias e honestas em todos eles. O que conta, todavia, é a percepção popular. Nesse sentido, a posição de um outsider tende a ser muito bem recebida.

As denominações de esquerda e de direita, em tal contexto, passam a não ter maior significação, porquanto a questão reside em como dar respostas aos problemas que são postos pela sociedade. Expressão desse deslocamento se encontra em recente entrevista do ex-presidente Fernando Henrique, ao declarar que tem “medo da direita”, em alusão indireta ao deputado Bolsonaro. Curioso. Não teria ele “medo da esquerda” petista lulista, que destruiu o País? Ou de Hugo Chávez e sucessores, que conduziram a Venezuela ao abismo?

A sociedade não tolera mais as invasões do MST e de seus assemelhados urbanos, como o MTST. Quer tranquilidade em sua vida e em seu trabalho. Note-se que o MST foi estimulado e acariciado tanto pelos tucanos quanto pelos petistas, com exceção da ex-presidente Dilma, que dele se demarcou, e do atual presidente, que tampouco compactua com a desordem. Acontece que o desrespeito à propriedade privada é condenado pela imensa maioria da população, que não mais embarca nos cantos românticos de uma esquerda irresponsável. Consequentemente, quando um outsider como o deputado Bolsonaro toma para si essa bandeira, ele não apenas se contrapõe a importantes partidos, como expressa o que é sentido e condenado pela sociedade.

Pegue-se, por exemplo, um projeto de lei hoje tramitando que permite aos proprietários rurais a autodefesa mediante autorização para registro e posse de armas. Alguns afoitos ou mal-intencionados já criticam tal lei como se ela viesse estabelecer o “faroeste no campo”. Como assim? Ele já não existe na forma de invasões violentas do MST, com uso de armas, sequestros, incêndios, destruição de propriedades, e assim por diante? E a prática do abigeato? E os simples roubos e assassinatos? Condenam-se os que procuram defender-se, e não os que usam da violência em suas invasões. Então, se um candidato dá voz aos que não conseguem fazer-se ouvir, qual seria o problema? Ser de direita? Santa paciência!

As pessoas não conseguem mais caminhar livremente nas cidades brasileiras. A insegurança impera, a violência está sempre à espreita. O automóvel é hoje utilizado para qualquer deslocamento, expressando um medo disseminado. Os mais ricos andam em carros blindados. O direito básico de livre circulação é simplesmente anulado pela insegurança física das pessoas e dos seus bens. Pais e mães ficam angustiados à espera de um filho ou filha que foi a uma festa noturna. Mães são assassinadas quando buscam filhos na escola. A situação é absolutamente intolerável e nenhum governo se ocupou seriamente da segurança pública. Tucanos e petistas nada fizeram e a nossa realidade, hoje, é produto de uma longa história de descaso pela coisa pública. Não deveria surpreender que um candidato que vocalize tal problema básico do Estado cresça na opinião pública. Se o deputado Bolsonaro cresce nas pesquisas, é por que os partidos tradicionais lhe abriram espaço ao não enfrentarem as questões por ele suscitadas.

Chegamos a uma situação assaz esquisita, em que bandidos circulam livremente com armas de restrito uso militar pelas favelas brasileiras, sem que nada seja efetivamente feito. Até posam para fotos, dada a total impunidade. Se um militar os enfrenta, da polícia, do Exército, da Marinha ou da Aeronáutica, logo se instaura um processo contra ele – agora, felizmente, sob os auspícios da Justiça Militar. Se for menor de idade, pior ainda, pois um “civil” indefeso é que teria sido morto. Os valores estão totalmente invertidos. Os ditos “direitos humanos” não deveriam ser utilizados para a proteção de criminosos, maiores ou menores. Menores matam livremente e depois de uma breve reclusão saem com ficha limpa. É um estímulo ao crime. Assim, se um candidato defende a redução da maioridade penal e a revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente é imediatamente estigmatizado como conservador e retrógrado. A perversão é completa.

* PROFESSOR DE FILOSOFIA NA UFRGS. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Estadão

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • J. D.Costa Pato Branco - PR

    A direita golpista e bandida lançou plantou tanto ódio e tá colhendo bolsonaro ... e pior,, não tem um nome que chegue perto de lula e bolsonaro. O país vai mostrar ao mundo o que tem de pior nesse ano

    67
    • Augusto Mumbach Goiânia - GO

      É isso aí. Capricha na campanha pró Lula senão os esquerdinhas vão ter que trabalhar. Já pensou que terrível?

      3
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Espero não estar debatendo com um robô... Seus argumentos usam palavras que devem ser colocadas em "xeque". Exemplo gritante é a palavra "bandida"...Você tem noção do que escreve?... Só para "clarear" sua mente Delúbio Soares, José Dirceu, Silvinho "Land Rover", João Vacari Neto, André Vargas, Paulo Bernardo, Paulo Ferreira, Palocci são filiados ao qual partido? Esses são BANDIDOS que já foram presos e, pelo que sei são todos petistas, e tem mais, o ex-presidiário soltou um clamor para a cumpanherada promover no próximo dia 24 de Janeiro "o dia da revolta" em Porto Alegre... Digo que vai ser O DIA DA CAÇA, pois o maior bandido do Brasil vai para o lugar que lhe é direito ...A CADEIA !!!

      5
    • J. D.Costa Pato Branco - PR

      Paulo. Você está sendo seletivo até no citar nomes envolvidos em escândalos e corrupção. Você está apontando o dedo para os menores infratores. Esqueceu dos outros ´partidos? Esqueceu que o Brasil é um presidencialismo de coalisão? Que não se rouba sozinho? Esqueceu que Odebrecht, Camargo Correa,,, estão aí há 30 anos e não se corromperam no final,,,mas desde sempre... Seletivo e parcial, além de raso ao lançar um relatório zinho com nomes que nao passam de menores infratores... Esqueceu a quadrilha inteira do PP, do PMDB, dos 51 milhões do geddel, das malas pro Temer, pro Aécio? Esqueceu que vocês bandidos do campo diziam também que a Petrobrás tava quebrada?? que o Brasil tava falido? bando de hipócritas paneleiros que plantaram o ódio com bots (robôs) infernizando a internet em 2013 e inflando os ânimos, agora vão colher Bolsonaro kkkkkkkkkkkk bem feito...Primeiro, a mídia disse pra você que o PT fez tudo errado apesar de sua vida ter melhorado.

      Depois incitaram você a odiar Lula e Dilma e sair às ruas em 2013 pra pedir menos corrupção e serviços públicos padrão Fifa, enquanto o país crescia, com a gasolina barata, o dólar baixo, o desemprego mínimo e os salários em alta.

      Isso sem ao menos pensar em tudo que o governo petista tinha feito pra combater a corrupção dentro do possível nesse sistema político: autonomia inédita à PF, CGU e PGR, leis como a da delação premiada, lei da transparência e acesso à informação.

      Você protestou sem analisar todas melhorias que o país teve desde 2003, que se não te afetaram profundamente, melhoraram absurdamente a vida dos pobres e por consequência a vida de todos devido ao aumento do consumo que movimentou toda economia.

      E você se esqueceu que foi você que elegeu esse Congresso corrupto que aí está, chantageando governos e atendendo os interesses de empresários e ruralistas apenas, não dando a mínima pra você que os elegeu.

      22
    • Renato Sgarbi Dourados - MS

      Eu li bem? Bandidos do campo? Rapaz, se vc estivesse na minha frente agora vc ia entender o que é bandido! Sorte sua, se quiser lhe dou meu endereço, vem aqui na minha propriedade me procurar, tenho um bocado de brinquedinhos esperando um petralha igual você

      4
    • adegildo moreira lima presidente medici - SC

      Não sou advogado do sr Renzi mas posso garantir que para ele tanto faz o partido que o ladrão e corrupto pertença, ladrão e ladrão, ele não tem culpa se os ladrões mais descarados e profissionais estão no PT e PMDB, coligação vencedora nas últimas três eleições

      3
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Se tudo crescia, a gasolina estava barata, o dólar baixo e o salário subia, me responda umas dúvidas. Por que a inflação disparou, os juros subiram, o desemprego aumentou e o Brasil praticamente quebrou?

      2
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Equipe do NA, vocês têm certeza que "esse " que se diz Joaldro, não é um robô^???

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      "Pesquei" parte do que ele escreveu: ....melhoraram absurdamente a vida dos pobres e por consequência a vida de todos devido ao aumento do consumo que movimentou toda economia.... Veja como ele pensa.

      Para demonstrar o contrário, sugiro que leia: ... https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=850

      1
    • J. D.Costa Pato Branco - PR

      Eu gostaria de me redimir pelo termo "bandidos do campo" . Acaba generalizando o que são casos específicos. Quando a inflação disparar.... aonde disparou ? 6% é disparar? memoria fraca a sua Rafael ou idade muito jovem e pouco estudo... E sobre PT + PMDB e essa conversa que são os dois piores que se aliaram,,, os esquecidinhos eu vou lembrar que o PMDM foi base do governo FHC também... esqueceram?: presidente da câmara era quem? o Temer.... vcs sofrem de amnésia política seletiva senhores...

      4
    • Augusto Mumbach Goiânia - GO

      O FHC é um esquerdinha apoiador de drogados. Criador de parques nacionais em cima de áreas produtivas. Fez muito mais reforma agrária do que o Lula. Não estou colocando isso como coisa certa, isso é coisa de bandido, reforma agrária. Só os analfabetos funcionais não percebem que essa corja está toda junta PSDB-PMDB-PT. Não existe partido, existe quadrilha. Agora, esse argumento vazio de que o PSDB e o PMDB são bandidos pra justificar a bandidagem do PT é coisa de debilóide ou de mamão de teta do PT. Os chamados "bandidos do campo" são os invasores de terras do MST, do IBAMA, do ICMBIO, da mão grande do estado, não os agricultores pequenos, grandes e gigantes que adquiriram suas terras e pagaram por elas.

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Não é perseguição não senhor! O artigo ... Mitos nórdicos: "impostos e gastos públicos altos são populares" ... De inicio cita:... Há um grande número de mitos envolvendo os países nórdicos que simplesmente não resistem a uma análise mais detalhada.

      Dentre estes mitos estão a ideia de que a alta expectativa de vida dos países nórdicos é decorrente de um setor público inchado; a ideia de que generosos programas públicos explicam, por si só, os baixos níveis de pobreza nórdica; e o mito de que os países nórdicos são como aviões sem asa que desafiam a gravidade ao não serem negativamente afetados por altos impostos.

      Não obstante esses mitos, há sim uma teoria de esquerda que os países nórdicos comprovaram ser correta: políticas social-democratas podem ser populares entre o eleitorado.

      Embora os partidos social-democratas tenham recentemente perdido boa parte do apoio de que sempre desfrutaram (Dinamarca, Noruega e Finlândia hoje têm governos, respectivamente, liberais, conservadores e de centro [com uma coalizão de direita]), eles conseguiram dominar a política nórdica por um longo período de tempo. (https://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2161) ... Mas, isso é outra estória...

      1
  • Ronaldo Rego Petrópolis - RJ

    Excelente artigo, com os pontos nos ii . Bolsonaro é algo de novo, arejamento da atmosfera mórbida de nosso mundeco político. Que ele traga gente jovem de cabeça aberta, sem compromissos ideológicos esquerdistas que levaram e levam nações comunistas à miséria, à fome e à guerra. Com formação patriótica, nas academias militares, ele, com certeza, vai lutar pela ordem e disciplina nas cidades brasileiras. Não vai ser fácil, pois nosso povo, deseducado nos últimos quarenta anos, precisa com urgência de uma ordem-unida. Foi assim que a China chegou onde está hoje. Devemos copiar aquilo que funciona, sem medo dos "ismos".

    3
  • Antonio Junior De Araujo Alexandre Guarabira - PB

    Atenção pessoal. Mais importante que votarmos em Bolsonaro é elegermos Deputados e Senadores que apoiem suas ideias, que deem sustentação a seu futuro governo. Do contrário, mesmo vencendo em 2018 ele não conseguirá governar. Divulguem esta ideia!

    10
    • MARIO SOLIGO Pato Branco - PR

      Será o filme Color dois?

      44
    • Aloisio Roberto linck Carazinho - RS

      Parabens professor Denis pelo belo artigo, esse é verdadeiramente o sentimento do povo brasileiro..., o povo trabalhador desse país ficou sem direito a nada só trabalha para pagar imposto sem ter retorno a nada... já que não temos um exército para tomar conta desse país só nos resta Bolsonaro para nos salvar dessa máfia que tomou conta do nosso querido país

      3
    • Alex Passos - MG

      MARIO SOLIGO - Collor faz parte tb do foro de SP, e já fazia desde a época em que foi candidato e venceu e desses que aí estão SOMENTE Bolsonaro NÃO faz parte do Maldito Foro criado por lula e fidel castro, por isso NÃO será o Filme Collor 2 entende? Caso ainda não saiba, pesquise sobre o Foro de SP para vc ver.

      3
    • J. D.Costa Pato Branco - PR

      o voto dos rasos. dos reaças e das pessoas que desistiram da democracia

      2
  • José Jovânio roberto Urucânia - MG

    O povo brasileiro não tolera mais tantos desmandos! Vivemos em um País em que os criminosos não respeitam mais as leis... Eles é quem nos intimidam (a nós, cidadãos, polícia, justiça )... vivemos um caos na segurança publica. Todo cidadão tem que obedecer e temer o rigor das leis de seu País.

    4
  • Augusto Mumbach Goiânia - GO

    "Condenam-se os que procuram defender-se, e não os que usam da violência em suas invasões."... É exatamente isso.

    2
  • Renne Bueno São Paulo - SP

    Perfeito! Ao confirmar sua posição liberal democrata, Bolsonaro tem meu voto. Basta do atraso causado pela social democracia. Chega de mentiras, manipulações da mídia, corrupção e criminalidade com PT, PMDB, PP, PSDB, DEM e companhia. Não acredito em salvador da pátria, mas Bolsonaro é o que melhor representa a mudança que o Brasil necessita neste momento. Que ele tenha sabedoria para montar uma boa equipe (Paulo Guedes e Mourão são ótimos!). Também é necessário renovar o Congresso.

    4
    • Gilson DE Castro

      O Bolsonaro já é o Presidente. Os próprios corruptos o elegeram devido a tantos roubos aos cofres públicos denunciados pela mídia. O povo viu tudo isso e soube da verdade. Não adianta inventar pesquisas dando qualquer candidato a frente dele. Todos os candidatos, exceto Bolsonaro, foram condenados (lula) ou tem passado sombrio.

      2
    • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

      Bolsonaro Presidente 2018...

      2
    • Cristiano Baptista Tavares Bolsonaro Visconde do Rio Branco - MG

      Vocês, que apoiam o Bolsonaro, irão passar vergonha em 2018..., esqueceram que não terá voto impresso? Eu apoio Bolsonaro, tenho administro páginas a favor dele, debato por causa dele, tudo e tal, mas com essas urnas ele não será eleito. Devemos ir para as ruas e pedir o voto impresso!

      2