Procafé: Cultivar de café Arara, a campeã de qualidade
A cultivar de café Arara vem se colocando entre as mais recomendadas e plantadas nos últimos anos. Agora, sua indicação é reforçada, pela sua característica de boa qualidade do café por ela produzido, atingindo altas pontuações em concursos.
O material de Arara foi originado num cruzamento natural entre o Obatã, um híbrido de Sarchimor com Catuai, e, provavelmente, com Icatu ou Catuai amarelo. Em seguida foram derivadas novas gerações e efetuadas seleções, chegando-se à cultivar, a qual possui características de plantas de porte baixo, bom vigor, alta produtividade e alta resistência à ferrugem, com tolerância, também, a Pseudomonas.
Nos aspectos de qualidade os frutos e sementes são de tamanho grande e a sua maturação é tardia. O destaque de qualidade da bebida vinha sendo comentado por profissionais classificadores de café, porem a prova definitiva veio com a recente premiação no Concurso Aromas, da BSCA- Associação Brasileira de Cafés Especiais. Neste ano, em 2 lotes oriundos de uma área cultivada com a cultivar Arara, no sistema orgânico, na Fda Sertãozinho, em Botelhos-MG, os cafés da Cultivar Arara ganharam os primeiros prêmios, tanto nos cafés preparados no processo natural, quanto no processo de cereja descascado-CD. Mais ainda, com pontuação recorde, de 94 pontos.
Com suas boas características produtivas, aliadas à qualidade superior da bebida dos cafés produzidos, a cultivar Arara, desenvolvida por Técnicos do ex-IBC e da Fundação Procafé, se coloca, assim, entre as melhores alternativas de indicação para novos plantios.
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)