Índice sobe com melhora de humor sobre Previdência; Vale é destaque positivo

Publicado em 04/12/2017 18:49
Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta segunda-feira, com a melhora do humor em relação ao andamento da reforma da Previdência dando fôlego aos negócios, em sessão que teve as ações da Vale entre as principais influências positivas devido aos ganhos do minério de ferro.

Com base em dados preliminares, o Ibovespa fechou em alta de 1,37 por cento, a 73.256 pontos. O giro financeiro era de 6,99 bilhões de reais.

Geração de caixa da Vale pode aumentar para US$14-15 bi em 2017

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A mineradora brasileira Vale pode gerar um volume de caixa de 14 bilhões a 15 bilhões de dólares neste ano, o que significaria aumento importante ante 2016, indicou nesta segunda-feira o presidente da maior produtora global de minério de ferro, acrescentando que o dinheiro seria usado para pagar dividendos e reduzir dívidas.

Ao participar de evento no Rio de Janeiro, Fabio Schvartsman disse que a empresa costuma gerar caixa de 14 bilhões a 15 bilhões de dólares "em anos bons e normais", acrescentando que 2017 foi um ano normal.

Em 2016, a Vale encerrou o ano com uma geração de caixa de 12,2 bilhões de dólares, alta de 70 por cento ante 2015.

Nos nove primeiros meses do ano, o Ebitda ajustado da Vale somou 11,2 bilhões de dólares.

Sem detalhar prazos, o executivo frisou que quer movimentar o caixa da empresa para reduzir a dívida para 10 bilhões de dólares, ante cerca de 21 bilhões de dólares no terceiro trimestre e versus quase 26 bilhões de dólares no mesmo período do ano passado.

"Primeira coisa que nós vamos fazer com o caixa é pagar dívida e, depois, vamos fazer alegria dos acionistas como nunca essa companhia pagou na sua história... passa a ser uma política deliberada de pagar dividendos de maneira muito alta", afirmou o executivo, em evento da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Prestes a participar pela primeira vez da publicação de uma revisão do plano de negócios da empresa no evento anual Vale Day, em Nova York, marcado para quarta-feira, Schvartsman disse que a empresa quer melhorar a alocação de capital.

Em declarações anteriores, o executivo já afirmou a intenção de reforçar investimentos da empresa além do setor de minério de ferro, cuja cotação sofreu uma queda importante nos últimos anos, prejudicando os resultados da empresa.

"Faremos todo os esforços para melhorar a qualidade da alocação de capital, certamente se traduzirá em melhores resultados para nossa companhia ao longo do tempo", afirmou.

Schvartsman também reiterou durante o evento, sem dar detalhes, que investimentos em níquel da Vale não renderam os resultados que a empresa buscava, mas que a mineradora vai procurar melhorar os resultados no setor.

Pacote tributário dos EUA impulsiona mercados acionários europeus

Os mercados acionários europeus avançaram nesta segunda-feira, depois que o Senado dos Estados Unidos aprovou um pacote de reforma tributária que fornece um estímulo fiscal significativo, o qual os investidores esperam que impulsione mais os mercados de ações.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,97 por cento, a 1.522 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,91 por cento, a 387 pontos.

O índice de blue-chips da zona do euro avançou 1,3 por cento, seu maior ganho em mais de dois meses.

A reforma tributária ajudou a dar algum alívio no pregão europeu após os índices referenciais terem atingido mínimas de várias semanas na sexta-feira.

A alta do dólar ajudou o índice alemão DAX a avançar da mínima de dois meses, 1,5 por cento. O fortalecimento do euro tem pressionado as expectativas de resultados para as ações em toda a zona do euro neste trimestre.

Os bancos, vistos como os que mais se beneficiam dos cortes de impostos, avançaram 1,2 por cento, com destaque para o BNP Paribas, Santander e Allianz.

"Eles são os que mais se beneficiam do aumento das taxas de juros, e as reduções de impostos devem impulsionar a demanda e aumentos dos juros. Os bancos estão esperando isso um pouco", disse o diretor de ações do Banor SIM, Angelo Meda.

O índice FTSE 100, por sua vez, subiu 0,5 por cento de uma baixa de 10 semanas quando enquanto a libra esterlina caiu depois que um esperado acordo de divórcio do Brexit não se materializou.

O índice FTSEurofirst 300 fechou em alta de 0,97 por cento, a 1.522 pontos.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,53 por cento, a 7.338 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,53 por cento, a 13.058 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,36 por cento, a 5.389 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,16 por cento, a 22.362 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,23 por cento, a 10.208 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,24 por cento, a 5.363 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário