Produção de petróleo no Brasil cai 0,9% em outubro ante setembro, diz ANP

Publicado em 04/12/2017 11:49

LOGO REUTERS

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção de petróleo no Brasil em outubro voltou a cair ante o mês anterior, em meio a paradas para manutenção da Petrobras nas bacias de Campos e Santos, apontaram dados nesta segunda-feira da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O país produziu 2,627 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), queda de 0,9 por cento ante o mês anterior e alta de apenas 0,1 por cento em relação ao mesmo mês do ano passado, mostraram os dados.

Em setembro, a produção de petróleo havia voltado a subir, após duas quedas mensais consecutivas.

Já a produção de gás natural em outubro no país cresceu 0,5 por cento em relação ao mês anterior e 5,6 por cento ante outubro de 2016, para 115 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d).

Somando petróleo e gás natural, a produção no país em outubro somou 3,348 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), queda de 0,65 por cento ante o mês anterior e alta de 1,3 por cento em comparação com outubro de 2016.

O pré-sal foi responsável por 48,6 por cento do total produzido no Brasil.

A importante província, uma das maiores descobertas do mundo da última década, produziu em outubro em 79 poços 1,306 milhão de bpd de petróleo e 51 milhões de m³/d de gás natural, totalizando 1,628 milhões de boe/d, queda de 2,9 por cento ante setembro.

Segundo a ANP, a produção média de petróleo da Petrobras, como concessionária, em outubro, somou aproximadamente 2,579 milhões de bpd, queda de 0,5 por cento ante o mês anterior.

Em meados de novembro, a petroleira estatal explicou que a queda da produção foi devido principalmente às paradas para manutenção do FPSO Cidade de Anchieta, que opera nos campos de Jubarte, Baleia Azul e Pirambu, no pré-sal da Bacia de Campos, e do FPSO Cidade de Caraguatatuba, que opera no campo de Lapa, no pré-sal da Bacia de Santos", explicou a estatal.

Já a anglo-holandesa Shell, segunda maior produtora do Brasil e principal parceira da Petrobras, produziu em outubro 387,644 mil barris de petróleo por dia, queda de 1,6 por cento ante setembro.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário