Yellen diz que recuperação econômica é "cada vez mais generalizada" nos EUA e no mundo

Publicado em 29/11/2017 11:04

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - O fortalecimento da economia dos Estados Unidos vai justificar altas contínuas da taxa de juros, disse nesta quarta-feira a chair do Federal Reserve, Janet Yellen, em declarações preparadas para o Congresso, mas ela não comentou sobre o momento em que o próximo aumento pode ocorrer.

"A expansão econômica é cada vez mais generalizada, bem como em grande parte da economia global", disse Yellen em declarações divulgadas antes da audiência no Comitê Econômico Conjunto nesta quarta-feira.

Com uma inflação fraca provavelmente "transitória", ela disse que "continuamos a esperar que os aumentos graduais na taxa de juros serão apropriados."

Ela não comentou nas declarações preparadas sobre uma possível alta em dezembro, esperada pelos investidores. A ata da reunião mais recente do Fed mostrou que "muitos participantes" acreditam que uma alta dos juros provavelmente será justificada "no curto prazo".

No que pode ser uma de suas últimas aparições públicas antes de deixar o cargo de chair do Fed, Yellen disse que o impulso da economia continua.

A criação de vagas de trabalho a uma média de 170 mil por mês é suficiente para continuar a absorver os trabalhadores novos e sem emprego na economia e o crescimento atingiu uma taxa anual de 3 por cento nos últimos dois trimestres.

Um dia após o mercado de ações atingir novos recordes, Yellen disse que, embora os valores dos ativos estejam "elevados pelos padrões históricos, as vulnerabilidades gerais no setor financeiro parecem moderadas."

(Por Howard Schneider)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário