Oferta de café para a indústria deverá ser “equilibrada” em 2018, avalia Abic

Publicado em 23/11/2017 16:24

LOGO REUTERS

Por José Roberto Gomes

MATA DE SÃO JOÃO, Bahia (Reuters) - A oferta de café para a indústria nacional em 2018 deverá ser "equilibrada, sem exceder, nem faltar", mas o clima ainda figura como um fator de risco para esse cenário, avaliou nesta quinta-feira o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Ricardo Silveira.

"Vai depender das chuvas, mas por enquanto o mercado está tranquilo. Apesar da seca (em setembro), houve uma melhora agora, e acho que deveremos ter um mercado tranquilo (em 2018)”, destacou Silveira à Reuters no intervalo do EnCafé, evento da indústria cafeeira realizado na Bahia.

Nas últimas semanas, a disponibilidade de produto para a indústria de torrefação vem melhorando, em especial a de conilon, com produtores dispostos a vender.

Entre 6 e 10 de novembro, o Índice de Oferta de Café para a Indústria (IOCI) do conilon, medido pela Abic, atingiu 7,77 pontos, pela primeira vez no ano acima da marca de 7 pontos, a partir da qual o suprimento é considerado normal.

No geral, considerando-se robusta e arábica, o indicador marcou 6,26 pontos, ainda apontando oferta seletiva, mas quase normalizada.

O índice vai de 1 a 9 e, quanto maior, melhor a disponibilidade do produto.

Conforme Silveira, nem mesmo a perspectiva de preços mais baixos no ano que vem, dado a previsão de uma produção maior, deve fazer os produtores segurarem a colheita, como ocorreu neste ano.

"O produtor segura quando o cenário é de escassez, mas se as chuvas ajudarem, não haverá escassez, então ele vende... O importante é que o produtor receba um preço justo", destacou Silveira.

A safra brasileira de café em 2018 deverá ser maior que a de 2017 dada o bienalidade positiva para o arábica.

A falta de chuvas em setembro, contudo, fez o setor questionar a possibilidade de uma “supersafra” no ano que vem.

(Por José Roberto Gomes)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário