Maior movimentação no mercado de animais para reposição no Maranhão
Mercado de reposição mais movimentado do que o observado em semanas anteriores. A chuva e a rebrota das pastagens colaboram com este cenário.
Houve grande variação na relação de troca no decorrer deste ano, isso devido, principalmente, à valorização da arroba no início do segundo semestre. Diante disso, o pecuarista que comprou animais de reposição no meio do segundo semestre encontrou melhores oportunidades do que aquele que comprou no início de julho.
Isso porque desde este mês o preço do boi gordo teve valorização de 9,5%, enquanto a média dos preços das categorias de reposição subiu 2,0%.
Sendo assim, o poder de compra melhorou, principalmente para o garrote e para o bezerro. Quem vendeu 16,5@ de boi gordo em julho comprou 1,54 garrote (9,5@) na época, mas quem vende essas mesmas arrobas hoje, compra, em média, 1,67 garrote.
Quanto ao bezerro (7,5@), o aumento no poder de compra foi de 8,7%, saindo da troca de 1,79 para 1,94.
Em curto prazo, as expectativas quanto à relação de troca ficam por conta das condições climáticas e também da disponibilidade de animais.
0 comentário
Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul