Indicador antecedente de emprego sobe em outubro e sinaliza mercado de trabalho favorável à frente, diz FGV

Publicado em 08/11/2017 08:06

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) voltou a subir em outubro, sinalizando um mercado de trabalho favorável nos próximos meses, afirmou nesta quarta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A FGV informou que o IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, registrou no mês passado avanço de 2,3 pontos e atingiu 102,9 pontos.

"A recuperação gradual da economia e as perspectivas de um maior crescimento em 2018 sugerem que a geração de emprego deverá ser mais forte no próximo ano", disse o economista da FGV/IBRE Fernando de Holanda Barbosa Filho em nota.

Segundo ele, o indicador reflete um sentimento de melhora dos empresários nas condições de negócios nos próximos seis meses e também expectativa dos consumidores de um cenário mais favorável para o mercado de trabalho.

Os dados, no entanto, mostram ainda que o Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, apresentou recuo de 0,5 ponto em outubro e foi a 97,1 pontos, mostrando que a situação atual do mercado de trabalho ainda é difícil.

No terceiro trimestre, o número de desempregados no Brasil foi abaixo de 13 milhões pela primeira vez desde o início do ano e a taxa de desemprego caiu a 12,4 por cento, porém a melhora do mercado de trabalho continua baseada na informalidade.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário