Atraso nas chuvas leva FCStone a cortar levemente safra de soja 2017/18 no Brasil

Publicado em 02/11/2017 10:43

LOGO REUTERS

A INTL FCStone reduziu levemente nesta quarta-feira (01) sua estimativa de produção de soja pelo Brasil na safra 2017/18, em fase de plantio, para 106,07 milhões de toneladas, dadas as adversidades climáticas em regiões produtoras do país ao longo das últimas semanas, em especial o atraso nas chuvas.

A nova estimativa representa queda de 0,6 por cento ante a previsão de outubro, de 106,73 milhões de toneladas.

Caso se confirme, o volume também será menor que o recorde de 114,07 milhões de toneladas de 2016/17.

O recuo na estimativa para a soja decorre de uma revisão na produtividade esperada, para 3,03 toneladas por hectare, de 3,05 t/ha anteriormente, enquanto a área plantada foi mantida em quase 35 milhões de hectares.

O atraso das chuvas no início do plantio, principalmente nas regiões central e norte do país, teve impacto sobre os trabalhos de semeadura no campo, afirmou a consultoria, acrescentando que o regime de chuvas só está se regularizando agora.

"Mesmo que esse atraso inicial não signifique que vá haver alguma quebra, já há produtores que não esperam a mesma produtividade do cenário sem atrasos", disse a analista de mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi, em nota.

MILHO

O clima também pode ter impactos sobre o milho de primeira safra, colhido no verão, apontou a consultoria.

A expectativa da consultoria para o grão é de produção de 23,65 milhões de toneladas na primeira safra, ante 30,46 milhões de toneladas em 2016/17.

A nova estimativa representa também uma queda de 1,7 por cento na comparação com a estimativa de outubro, de 24,05 milhões de toneladas.

Em seu relatório de novembro, a consultoria reduziu a estimativa para a área plantada com milho para 4,88 milhões de hectares na primeira safra, ante projeção de 4,93 milhões de hectares em outubro.

A produtividade também foi revisada para 4,84 toneladas por hectare, ante estimativa anterior de 4,87 tonelada por hectare em outubro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário