PF deflagra nova operação de combate a fraudes em financiamentos agrícolas no BB
BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a segunda fase da operação Turbocred, para combater o desvio de verbas públicas por meio de fraudes em financiamentos agrícolas operados pelo Banco do Brasil entre os anos de 2012 e 2015, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da instituição.
Segundo a nota, os policiais federais cumprem 39 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Goiás. As diligências ocorrem em residências de tomadores de empréstimos fraudulentos, funcionários e ex-funcionários do Banco do Brasil e de pessoas que atuaram como laranjas nas fraudes.
A segunda fase da operação decorre da análise da documentação apreendida em agências do Banco do Brasil durante a deflagração da primeira fase em 17 de maio do ano passado. Foram analisadas 149 operações de financiamentos agrícolas e outras 13 de outras modalidades de financiamentos, tendo sido constatado que 90 por cento dessas operações haviam sido fraudadas.
A investigação identificou diversos tipos de fraude, como a obtenção de financiamentos para custear atividade agrícola em imóvel próprio, mas usado em imóvel arrendado a terceiros; falsificação de carta de arrendamento para a tomada de empréstimos para custear atividade agrícola fictícia e a tomada de sucessivos financiamentos para diversos empreendimentos agrícolas, sem capacidade financeira.
As investigações apontam o pagamento de propina a funcionários do Banco do Brasil para a obtenção de financiamentos por meio de contas correntes em nome de laranjas.
Os suspeitos vão responder pelos crimes de gestão fraudulenta e gestão temerária de instituição financeira, aplicação de recursos de financiamento em finalidade diversa, previstos na lei de crimes financeiros, além de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e associação criminosa, com penas de 1 a 12 anos de prisão.
(Reportagem de Ricardo Brito)
3 comentários
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila
Aguinaldo Castro - PR
Enquanto isso p/o produtor que, realmente precisa do financiamento, é quase um parto para conseguir a liberação.
JAIRO AUGUSTO RAIZI Iracema do Oeste - PR
Dois peso e duas medidas, uma sociedade educada, consciente, um pais um governo sem corrupção. "Gerações virão em que um dia haverá um só rebanho e um só pastor", - se não buscarmos luz com o CRIADOR DA VIDA, para gerenciar a criação seja na vida publica ou privada, continuaremos vivendo como OVELHAS SEM PASTOR.
André Boss Chaves Capão do Cipó - RS
No RS também tem. Pro agro falsos em quantia.