Parque dos Veadeiros, em Goiás, continua em chamas. Esperança é a chuva de 6a.-feira
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goías, está em chamas há muitos dias e o fogo não dá sinais de arrefecimento. Este blog vem mostrando o drama da chapada. Mais de 62 mil hectares do parque queimados, o equivalente a cerca de 26% do total da unidade, já foram calcinados. O Governo tem feito um esforço enorme para solucionar o problema inclusive com apoio do Exército. Mas veadeiros é apenas um dos 104 Unidades de Conservação e das 41 Terras Indígenas em chamas nesse momento.
De acordo com o Coordenador Nacional de Prevenção e Combate à Incêndios do ICMBio, Christian Berlinck, que está à frente do combate ao incêndio em Veadeiros, o maior problema está no comportamento extremo que o fogo está tendo devido às condições climáticas favoráveis. Ou seja, a culpa é do fogo.
“Estamos com ventos acima de 40 km/h, umidade do ar abaixo de 15% e temperaturas de 38 °C até domingo, isso favorece o deslocamento rápido do fogo e que ele ganhe grandes proporções. E para piorar, estamos em um momento de déficit hídrico, tem chovido menos na Chapada dos Veadeiros nos últimos três anos, então a vegetação está muito seca e propensa a queimar”, justifica o homem responsável pela proteção de todas as UC federais dos Brasil.
Veja este post publicado aqui no blog em 2012: Enquanto as ONGs e o Governo lutam pela preservação em terras privadas, as florestas públicas ardem.
"Se fosse terra de produtor rural, o Ibama estaria despejando multas e mais multas", por Blog Ambiente Inteiro
O ministro interino do ½ Ambiente, Marcelo Cruz, afirmou nesta quarta-feira (25) que acionou o Ministério da Justiça para pedir investigações da Polícia Federal sobre as origens do incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros. Segundo ele, características do fogo e informações coletadas por testemunhas apontam que as chamas foram provocadas.
O fogo já destruiu 64 mil hectares dentro e fora do parque. Em relação à área de conservação, 20% do total do espaço foi atingido. O ministro também declarou que espera conseguir controlar a situação até o final da semana.
"O que a gente está afirmando, por testemunhas, é que ocorreram ações criminosas", afirmou Cruz em entrevista coletiva convocada na manhã de hoje. Em entrevista à BBC Brasil, o chefe do parque, Fernando Tatagiba, afirma que o início do fogo foi um ato criminoso. "100% dos incêndios na seca no Cerrado são provocados pelo homem. O local onde ele começou deixa claro que o incêndio foi uma ação humana", disse.
De acordo com o Ibama, se identificado, o responsável pode pegar entre 1 e 4 anos de prisão, além de pagar multa de R$ 5 mil por hectare queimado. A questão que fica é: E se ninguém for identificado, quem é o responsável pelo que está acontecendo em Veadeiros?
A grande verdade é que o responsável é o ICMBio. A entrevista coletiva foi convocada para jogar uma cortina de fumaça sobre a (i)responsabilidade do poder público sobre o que acontece neste momento no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e nas outras 145 áreas de proteção em chamas.
Se esse incêndio fosse em uma área privada, o Ibama estaria despejando autos de infração e multas sobre o produtor rural responsável pela área. Mas como a área é pública, os ambientalistas do governo procuram culpados com ilações sobre fogo criminoso.
Celebridades
Um bando de artistas que não perde a oportunidade para aparecer iniciou uma campanha virtual pedindo doações para os brigadistas que trabalham no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A top model Gisele Bündchen, publicou nesta terça-feira (24) em suas redes sociais um post pedindo “SOS Chapada dos Veadeiros”. “Vamos salvar o berço das águas. A mãe natureza, toda fauna e flora agradecem”, escreveu na publicação. O ator Mateus Solano também divulgou uma mensagem dizendo que os brigadistas “precisam muito de doações com urgência”.
Nenhum dos autores fizeram qualquer menção sobre a responsabilidade do ICMBio ou sobre as outras 145 áreas de proteção pública em chamas.
Fogo já destruiu 64 mil hectares dentro e fora do parque. |
0 comentário
Sérgio Souza: “Dialogamos com todos os envolvidos e consolidamos um texto robusto”
CAE rejeita emendas ao Estatuto Profissional dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas
Comissão de Agricultura na Câmara aprova projeto que reduz dependência de fertilizantes importados
Unem participa do Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas em Brasília
Abrasel classifica retratação do Carrefour como incompleta e reforça apoio ao agronegócio brasileiro
Tarifas de Trump podem aumentar a conta do supermercado – da carne bovina à suína, do abacates à tequila