Alface: Retorno das chuvas pode estimular transplantio em outubro
A demanda por alfaces pode crescer gradualmente neste mês, devido às temperaturas mais altas. Em setembro, já houve certa elevação dos pedidos de alfaces nas regiões de Ibiúna (SP) e Mogi das Cruzes (SP), porém, os preços não reagiram de maneira significativa, visto que a oferta ainda é elevada e a procura é baixa nas regiões.
O preço da crespa foi de R$ 7,74/cx com 20 unidades em Ibiúna, aumento de aproximadamente 8% em setembro frente a agosto. Em Mogi das Cruzes a americana teve cotação média de R$ 7,60/cx com 12 unidades, queda de cerca de 14%.
O clima seco na primeira quinzena de setembro aumentou a produtividade, pressionando as cotações. Nesse cenário, alguns produtores reduziram o transplantio. Se por um lado a falta de chuva auxilia o bom desenvolvimento das alfaces, por outro, o risco de faltar água para a irrigação deixou parte dos produtores apreensivos, levando à redução do plantio, principalmente em Mogi das Cruzes, onde o volume de precipitação é menor.
Na segunda quinzena de setembro houve falta d’água nos tanques e reservatórios de parte das lavouras de Mogi, o que prejudicou a produção. Além disso, o problema foi ainda mais agravado em decorrência do calor intenso, pois faz com que seja necessário realizar a irrigação várias vezes durante o dia.
Contudo, apesar dos problemas com a seca, ocorreram precipitações entre a última semana de setembro e a primeira semana de outubro em ambas as regiões, o que pode contribuir para amenizar a situação. Historicamente, outubro tende a ser um mês com um nível de precipitações superior a setembro, segundo a Climatempo, elevando a disponibilidade de água para irrigação e recuperando o transplantio.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br
0 comentário
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas