Gergelim irrigado em função da adubação nitrogenada em duas safras
A cultura do gergelim (Sesamum indicum L.) pode ser considerada uma das oleaginosas cultivadas mais antigas da humanidade. Seu cultivo na região Nordeste brasileira é principalmente realizado por pequenos e médios produtores, para subsistência, e alguns excedentes são comercializados. O semiárido nordestino tem grande potencial para o cultivo do gergelim por possuir condições edafoclimáticas que favorecem o cultivo.
Para a cultura do gergelim alcançar uma produção positiva, se faz necessária a realização de um bom manejo em campo, tendo como base as exigências de consumo de água e nutrientes pela cultura. Um bom manejo de adubação possibilita aumentar a produtividade agrícola e a rentabilidade das lavouras, porém representa um custo significativo para o agricultor e aumenta o risco do investimento quando o manejo não é utilizado de forma adequada. Para obter eficiência na adubação, necessita-se conhecer a exigência da cultura em nutrientes, bem como os fatores edafoclimáticos que podem influenciar na eficiência da adubação.
A exigência nutricional de uma planta é a quantidade de nutrientes absorvidos na planta inteira durante seu ciclo de produção. Para determinar a exigência, deve-se levar em consideração os nutrientes acumulados em toda planta e não somente da parte comercializada. A maior exigência nutricional das plantas, de maneira geral, é diferenciada durante todo o seu ciclo, expressando-se mais no florescimento, na formação e no crescimento dos frutos ou do órgão de reserva que será por ventura colhida.
O gergelim necessita de quantidades elevadas de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), variando de acordo com a produção, o estado nutricional, a variedade utilizada e a parte da planta colhida, sendo considerado como planta esgotante do solo. Segundo Silva et al. (2012), os teores e conteúdos de macronutrientes variam em função das lâminas de irrigação e entre os genótipos de gergelim.
Tratando-se de nutrientes, o nitrogênio é considerado elemento essencial para as plantas, pois faz parte da composição de biomoléculas, como, por exemplo, ATP, NADH, NADPH, clorofila, proteínas e inúmeras enzimas. A disponibilidade de N para a cultura é quase sempre um fator limitante que influencia o desenvolvimento da planta mais do que qualquer outro nutriente, tratando-se de nutrição mineral de plantas.
17 É uma cultura de baixa produtividade média, inferior a 400 kg ha-1 de sementes, podendo ter produtividade superior se usados fertilizantes e corretivos, além da adoção de práticas culturais adequadas para seu cultivo. Diversas tecnologias têm sido estudadas para o cultivo dessa oleaginosa, que acumula até 50% de óleo na semente. Contudo, são necessárias maiores informações sobre o comportamento da cultura em relação à adubação, diante do seu potencial de exploração econômica.
Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar cultivares de gergelim irrigado em função da adubação nitrogenada em duas safras agrícolas no semiárido nordestino.
Leia o artigo na íntegra no link
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio