Vendas de hortifrútis na Ceasa Campinas crescem 6,9% no 1º semestre e volume se aproxima de patamares pré-crise

Publicado em 13/09/2017 16:36
Preço médio dos produtos registra queda de 21% e também sinaliza retorno à normalidade

A comercialização de produtos hortifrutigranjeiros na Ceasa Campinas cresceu 6,93% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. O volume acumulado nos seis primeiros meses do ano foi de 319,3 mil toneladas, contra 298,6 mil toneladas no mesmo período do ano passado. A quantidade vendida também é a maior já registrada desde 2012, ano que antecedeu o início da crise econômica no País, o que sinaliza a retomada do consumo de frutas e hortaliças.

O aumento das vendas no entreposto campineiro é acompanhado, mais uma vez, da queda dos preços dos produtos. Em média, os hortifrútis ficaram 21,07% mais baratos (o preço médio passou de R$ 2,99/kg, no primeiro semestre de 2016, para R$ 2,36/kg, no mesmo período deste ano).

A batata continua na liderança das vendas, com 42,4 mil toneladas comercializadas (aumento de 25,1% ante 2016) e preço médio de R$ 1,52/kg (queda de 42,6%), seguida da melancia com 24,7 mil toneladas (+12,7%) a R$ 0,93/kg (-23%) e mamão com 20,4 mil toneladas (+16,9%) a R$ 2,30/kg (-43,9%) (veja tabela abaixo).

Segundo o engenheiro agrônomo Ricardo de Oliveira Munhoz, do Departamento de Hortifrutigranjeiros da Ceasa Campinas, “o volume acumulado no primeiro semestre sinalizou que a Ceasa Campinas poderá concluir o ano mais próxima do nível de consumo de frutas e hortaliças realizado antes do biênio 2013 e 2014, marcos quantitativos associados à crise hídrica e ao início da crise econômica do País”.

Ele também explica que o aumento do consumo das frutas e hortaliças se deve à deflação, na esteira da recessão econômica, pois as pessoas acabam substituindo produtos mais caros pelos de menor preço, e também ao crescimento vegetativo da população. “Após uma análise dos preços médios dos últimos cinco anos, conclui-se que a diminuição observada nos dois primeiros trimestres de 2017, na verdade, foi apenas um retorno à normalidade, uma vez que em 2016 houve um aumento atípico de preços da ordem de 32,9 % sobre o valor médio de 2015”, disse.

Munhoz também destaca o crescimento no volume de frutas, que são a maioria dentre os produtos mais vendidos no primeiro semestre. “Podemos dizer que o consumidor está fazendo um prato cada vez mais saudável, com a inclusão de mais frutas, além das hortaliças”, afirmou.

Números

A Ceasa Campinas é um dos principais entrepostos do País, com oferta de produtos de 12 países e 901 municípios brasileiros de 23 estados. Em 2016, foram comercializados 610.982.593 kg de produtos hortifrutigranjeiros contra 606.928.828 kg no ano anterior, um crescimento de 0,67%. O valor total resultante dos produtos comercializados no mesmo período foi de R$ 1.676.912.960,00, o que representa um aumento de 21,7% em relação ao ano anterior.

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Ceasa Campinas

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