Ibovespa fecha praticamente estável, mas acumula 5ª alta semanal seguida

Publicado em 25/08/2017 18:11

LOGO REUTERS

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou a sessão tranquila desta sexta-feira com ligeira variação negativa, mas acumulou ganhos pela quinta semana seguida diante de perspectivas internas positivas e com o exterior favorável.

O Ibovespa fechou com variação negativa de 0,08 por cento, a 71.073 pontos, acumulando ganho de 3,43 por cento na semana. A sessão foi marcada por poucas oscilações, com o índice subindo 0,52 por cento na máxima do dia e recuando 0,47 por cento na mínima.

O giro financeiro somou 6,46 bilhões de reais, abaixo da média diária para o mês até a véspera, de 9,03 bilhões de reais.

O rali desta semana, que levou o Ibovespa a recuperar na véspera o patamar dos 71 mil pontos, veio principalmente na esteira de anúncios de privatizações e avanços no Congresso Nacional.

"Foi uma semana forte... Passou TLP (Taxa de Longo prazo, que teve o texto-base aprovado em plenário da Câmara dos Deputados na véspera), o governo parece que está recuperando forças pra aprovar coisas e o ciclo de corte de juros está bastante consolidado", disse o estrategista da Fator Administração de Recursos, Paulo Gala.

Nesta sessão, os líderes dos principais bancos centrais do mundo não trouxeram novidades sobre a condução da política monetária, o que ajudou a manter o tom tranquilo do pregão, com a percepção de que o movimento de aperto monetário seguira gradual nos Estados Unidos.

Pela manhã, a chair no Federal Reserve, banco central norte-americano, Janet Yellen, não falou sobre política monetária em seu discurso em Jackson Hole, nos Estados Unidos, e perto do fim do pregão, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, frustrou as expectativas e não trouxe sinalizações sobre o futuro do programa de compra de ativos.

DESTAQUES

- JBS ON subiu 5,34 por cento, após a homologação do acordo de leniência da holding J&F, controladora da empresa de alimentos pela Câmara de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal, o que reduz incertezas sobre a empresa.

- PETROBRAS PN subiu 0,58 por cento e PETROBRAS ON ganhou 0,56 por cento, em sessão positiva para os preços do petróleo no mercado internacional. Também no radar estava a aprovação da petrolífera de um aporte de 6,3 bilhões de reais e reestruturação societária da BR Distribuidora. Para os analistas da XP Investimentos, a operação é feita para a abertura de capital da BR e a equipe diz acreditar que a Petrobras "mais do que recupere esse valor" com a oferta inicial de ações da unidade (IPO).

- NATURA ON recuou 3 por cento, liderando a ponta negativa do Ibovespa, em movimento de ajuste após subir nos três pregões anteriores, período em que acumulou alta de 8,3 por cento.

- VALE ON recuou 0,15 por cento, após trocar de sinal algumas vezes ao longo do dia, com a alta recente da ação, que acumulou ganho de 8,6 por cento nas cinco sessões anteriores, abrindo espaço para algum ajuste.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário