STF abre inquérito contra ministro Blairo Maggi com base em "megadelação" de seu ex-vice
Por Ricardo Brito
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu inquérito contra o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PR), sob a acusação de liderar um esquema de corrupção e desvio de recursos públicos na época em que foi governador do Mato Grosso.
O pedido de investigação foi requerido pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, com base na megadelação premiada feita por Silval Barbosa, ex-governador do Estado e que foi vice de Blairo Maggi no segundo mandato dele (2007 a 2010).
No pedido de instauração de inquérito, Janot afirmou que havia três núcleos nítidos no esquema. O primeiro era formado por agentes políticos e servidores públicos; o segundo por operadores financeiros; e o terceiro, por empresários responsáveis pelo pagamento de propina aos agentes públicos, com base em recursos do Estado e de irregularidades na concessão de benefícios fiscais.
"Entre os agentes políticos, destaca-se a figura de Blairo Borges Maggi, o qual exercia incontestavelmente a função de liderança mais proeminente da organização criminosa", disse o procurador-geral da República, no pedido.
A assessoria de imprensa do ministro foi procurada e informou que está preparando uma nota oficial.
(Reportagem adicional de Lisandra Paraguassu; Edição de Alexandre Caverni)
1 comentário
Ibovespa avança na abertura com endosso de commodities e à espera de pacote fiscal
Dólar oscila pouco com mercado à espera de pacote fiscal do governo
IPCA-15 sobe mais do que o esperado em novembro sob peso de alimentos
Rússia atinge infraestrutura da Ucrânia no maior ataque de drones da guerra
Minério de ferro oscila com esperança de corte de juros na China e plano tarifário de Trump
Israel deve aprovar cessar-fogo com Hezbollah, diz autoridade israelense
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
O ministro Blairo Maggi está se tornando o Renan Calheiros do Mato Grosso. Apoiou o Lula, apoiou a Dilma e agora faz parte do governo Temer. Eita ferro, se Dória for candidato ele apoia o Dória também, se o Bolsonaro for candidato e ganhar ele é Bolsonaro desde pequeno. Cadê o Reinaldo Azevedo para gritar... cáiiimmm, os bolcheviques querem levar toda a classe politica para o paredão, é a revolução francesa dos direitistas do MPF. Não pode prender bandido e deixar na cadeia, eles fazem delação sob tortura e acabam denunciando os inocentes parlamentares brasileiros. Li a nota em defesa do Blairo, ele é inocente, sempre pautou pela ética nos negócios públicos e privados... blá, blá, blá. O STF vai confirmar a versão do Blairo. Tudo morre no STF, os crimes do Renan Calheiros que não são julgados, a absolvição por "falta de provas" de toda autoridade de alto coturno que tem dinheiro para pagar a banca de advogados milionários que recorrem até o fim do mundo. Sim amigos, o fim do mundo se aproxima, soam as trombetas do apocalipse, os bolcheviques reacionários da direita xucra querem prender os inocentes e mandar para o paredão as almas cândidas que só querem o bem do Brasil.