Negociações iniciais do Nafta terminam com ritmo intenso de negociações
Por David Lawder e Anthony Esposito
WASHINGTON (Reuters) - Estados Unidos, Canadá e México encerraram no domingo a primeira rodada de negociações para renovar o acordo comercial Nafta, prometendo manter um intenso ritmo de negociações que alguns envolvidos no processo disseram que pode ser rápido demais para reduzir profundas diferenças.
Em um comunicado conjunto divulgado ao final de cinco dias de negociações em Washington, as principais autoridades comerciais dos três países disseram que o México sediará a próxima rodada de discussões entre 1 e 5 de setembro.
As negociações então passarão a acontecer no Canadá ainda em setembro, e voltarão as Estados Unidos em outubro, com rodadas adicionais planejadas para acontecer ainda este ano, disseram o Representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer; o ministro da Economia do México, Ildefonso Guajardo; e a ministra das Relações Exteriores do Canadá, Chrystia Freeland.
"Embora um grande esforço e uma grande quantidade de negociações sejam exigidos nos próximos meses, Canadá, México e Estados Unidos estão comprometidos com um processo de negociação acelerado e abrangente que irá melhorar nosso acordo", disseram as autoridades.
Os três países estão tentando finalizar uma completa modernização do Acordo de Livre Mercado da América do Norte, que tem 23 anos, até o início de 2018, antes do início da campanha eleitoral no México.
0 comentário
China intensificará medidas anticíclicas para melhorar economia, diz premiê
Ibovespa hesita na abertura com expectativa por pacote fiscal
Dólar recua na abertura em linha com o exterior após escolha de Trump para o Tesouro
Mercado eleva projeções para Selic e inflação em 2025, com alta do dólar, mostra Focus
Kremlin diz que círculo de Trump fala sobre acordo de paz na Ucrânia enquanto Biden amplia conflito
Minério de ferro sobe com cenário mais sólido para o aço, mas tensões comerciais limitam ganhos