Compêndio de Defensivos Agrícolas ganha 10ª edição
O agronegócio abrange toda e qualquer atividade nas áreas de agricultura e pecuária (setor primário) ou relacionada a serviços (setor secundário) e indústria (setor terciário). O grau de educação sanitária da agropecuária brasileira é variável, desde o mais baixo ao mais elevado.
A editora Andrei está lançando a 10ª edição do Compêndio de Defensivos Agrícolas, um guia prático de produtos fitossanitários para uso agrícola. Esse é um modelo pragmático para viabilizar a produção agrícola em grande escala.
“Os defensivos agrícolas minimizam os fatores redutores de produtividade (plantas daninhas, doenças e pragas, principalmente) de forma econômica no seguinte sentido: o custo da intervenção deve ser sempre inferior à expectativa de perda de receita bruta. A importância dos defensivos agrícolas pode ser econômica (maior produtividade, com melhor qualidade e maximização do lucro), social (geração direta e indireta de empregos) e ambiental (maior produção com maior produtividade, minimizando a área de exploração)”, explica Prof. Durval Dourado Neto, Professor Titular do Departamento de Produção Vegetal, Vice-Diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, e pesquisador (1A) da CNPq.
As informações reunidas no Compêndio auxiliam na aplicação do Receituário Agronômico, cujo objetivo é definir precisamente a responsabilidade técnica e otimizar o uso de defensivos agrícolas, maximizando a eficácia agronômica e minimizando o risco à saúde humana e ao meio ambiente.
“O Compêndio de Defensivos Agrícolas é uma referência organizada da informação técnica (dose, ingrediente ativo, espécies alvo, carência, informações gerais de segurança, dentre outras) que ajuda o engenheiro agrônomo”, ressalta Prof. Dourado.
0 comentário

Ações financeiras impulsionam mercados de China e Hong Kong

Mercado de celulose da China pode ser desafiador diante das tarifas dos EUA, diz Copec

Pesquisadora brasileira que ajudou no boom de grãos do país vence prêmio mundial

Dólar à vista fecha em baixa de 1,33%, a R$5,6075 na venda

Crop Tour Estados Unidos 2025 já está com roteiro definido e vagas abertas; saiba mais

Ibovespa renova máximas históricas com blue chips e Hapvida em destaque