Compêndio de Defensivos Agrícolas ganha 10ª edição
O agronegócio abrange toda e qualquer atividade nas áreas de agricultura e pecuária (setor primário) ou relacionada a serviços (setor secundário) e indústria (setor terciário). O grau de educação sanitária da agropecuária brasileira é variável, desde o mais baixo ao mais elevado.
A editora Andrei está lançando a 10ª edição do Compêndio de Defensivos Agrícolas, um guia prático de produtos fitossanitários para uso agrícola. Esse é um modelo pragmático para viabilizar a produção agrícola em grande escala.
“Os defensivos agrícolas minimizam os fatores redutores de produtividade (plantas daninhas, doenças e pragas, principalmente) de forma econômica no seguinte sentido: o custo da intervenção deve ser sempre inferior à expectativa de perda de receita bruta. A importância dos defensivos agrícolas pode ser econômica (maior produtividade, com melhor qualidade e maximização do lucro), social (geração direta e indireta de empregos) e ambiental (maior produção com maior produtividade, minimizando a área de exploração)”, explica Prof. Durval Dourado Neto, Professor Titular do Departamento de Produção Vegetal, Vice-Diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo, e pesquisador (1A) da CNPq.
As informações reunidas no Compêndio auxiliam na aplicação do Receituário Agronômico, cujo objetivo é definir precisamente a responsabilidade técnica e otimizar o uso de defensivos agrícolas, maximizando a eficácia agronômica e minimizando o risco à saúde humana e ao meio ambiente.
“O Compêndio de Defensivos Agrícolas é uma referência organizada da informação técnica (dose, ingrediente ativo, espécies alvo, carência, informações gerais de segurança, dentre outras) que ajuda o engenheiro agrônomo”, ressalta Prof. Dourado.
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes