Leilões comercializam apoio a produtores de milho de quatro estados
Por meio de dois leilões públicos, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) negociou, nesta quinta-feira (20), apoio à venda e escoamento de 480 mil toneladas de milho dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.
A primeira operação ofertou Prêmio para o Escoamento (PEP) de 120 mil toneladas do produto de MT, 30 mil de MS e 30 mil de GO e DF, com comercialização de 100%. O segundo leilão ofereceu Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) 316 mil toneladas de milho de MT, 30 mil de MS e 30 mil de Goiás e DF. Foi arrematado prêmio para 360 mil t, equivalentes a 95,74% do total.
O órgão responsável por autorizar estas operações é o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep). Os leilões tiveram início em abril, com o objetivo de assegurar preço mínimo ao produtor e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores.
O PEP é um prêmio destinado à indústria, que se compromete a adquirir e transportar o produto conforme as especificações do edital. O grão deve ser comprado diretamente do produtor rural ou de sua cooperativa. Já o Pepro é concedido ao produtor rural ou cooperativa, para complementar o valor recebido pela venda do produto para que ele atinja o valor do preço mínimo, desde que seja escoado de acordo com as condições do edital.
Para acessar os resultados, clique aqui
0 comentário
Alta do dólar ajuda e maioria dos preços do milho fecham 4ªfeira com pequenos ganhos na B3
Produtividade média do milho inverno 2024 do Getap cresceu ante 2023, ao contrário da média geral brasileira
Produtividade de 230,9 sc/ha garante título de sequeiro do Getap 2024 para Campos de Júlio/MT
Com 234,8 sc/ha, vencedor do Getap 24 irrigado vem de Paracatu/MG
Radar Investimentos: Os contratos futuros de milho negociados na B3 encerraram o pregão desta terça-feira com quedas
Milho recua 1,8% nesta terça-feira e acumula mais um pregão seguido de baixas na B3