Com importações de soja acumuladas em mais de 37 mi de t no ano, China confirma força da demanda

Publicado em 08/06/2017 15:42

"A China tem uma população que ainda não parou de entrar na linha do consumo", afirma o diretor da Cerealpar e consultor do Kordin Grain Terminal, em Malta, ao comentar as importações recordes de soja pela China em maio. A nação asiática importou, no último mês, 9,59 milhões de toneladas da oleaginosa. Em relação a abril, o aumento foi de 19,6% e, em relação a maio de 2015, de 25%. 

Esse aumento veio acima das expectativas do mercado e, mais uma vez, como explica Cachia, confirma que a demanda chinesa segue muito forte e muito presente. "Prova disso é que as importações de óleos vegetais também cresceram", diz o consultor.  

Mesmo diante das últimas notícias de margens de esmagamento negativas na China, os números impressionaram. No acumulado da temporada, as importações chinesas de soja já chegam 31,7 milhões de toneladas, um aumento de 19,8%. 

"As cargas de negócios prévios estão sendo enviadas gradualmente (para a China. Os preços domésticos do farelo de soja mergulharam anteriormente, à medida em que as importações de soja chegaram em um período concentrado", disse o analista sênior da First Futures, Tian Hao.

Ainda de acordo com especialistas internacionais, esse aumento maior do que o esperado das exportações e importações de commodities da China mostra que a economia nacional tem caminhado melhor do que o esperado, mesmo diante de maiores axas de empréstimo e do enfraquecimento do mercado imobiliário.

Segundo números divulgados nesta quinta-feira, 8 de junho, pelo governo chinês, as importações gerais cresceram 14,8%, emquanto as exportações apresentaram um aumento de 8,7%. O superávit fpo de US$ 40,81 bilhões no mês. 

Leia ainda:

>> Importações e exportações da China aceleram mais que o esperado em maio

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Interessante: ninguém considera que o transit time para a China são 42 dias e que tem pelo menos 12 milhões de toneladas em navios viajando para a China e que já foram embarcados nos países de origem...

    4
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Compra...estoque..e produtos em Trânsito não é demanda..demanda é consumo...e o consumo será maior ou menor(entenda-se demanda)se aumentarmos os consumidores...e para aumentar estes consumidores há que se respeitar o ciclo operacional de cada consumidor..só a pricila paiva e mendes do NA é que acham que estes consumidores aumentam como Deus fez o mundo...

      10
    • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

      Mas se manipularem números de compra, estoque e processamento também mudam os números da demanda. Aí que mora o problema. Os números não são confiáveis e sempre prejudicam a ponta produtora.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Carlos..a demanda não muda a não ser que aumentem os consumidores...um porco..uma galinha..um boi e um ser humano não comen mais do que podem por dia..semana ..mes...etc

      12
    • Fernando Engler Palotina - PR

      Prezado Sr. Dalzir, produtos processados e de maior valor agregado costumam ter demanda elástica (p. ex: carnes)... Uma pequena redução do seu valor representa um grande aumento do consumo... Isso altera consideravelmente a demanda pro produtos que são transformados em carne, mesmo tendo estes demanda inelástica... Outro fator que aumenta o consumo dos elástico é o aumento da renda, o que mais se fala da China...

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Fernando...a china já está trocando seis por meia duzia...olhe o aumento de produção de soja nos últimos 3 anos..lembro que para transformar milho e soja em carne há que se aumentar os consumidores de milho e soja..e os consumidores de milho e soja tem um ciclo operacional...que o menor deles o frango e maior que um ano...então não é como pregam...Deus fez o mundo no primeiro dia criou o ceu e a terra no segundo um casal de boi..galinha e porco..ora estes 6 animais vao aumentar o consumo de milho e soja..quando!!!! apos as reprodução e demora quanto!!!!!

      7
    • Miguel Biegai Jr Genebra - Switzerland

      Também é necessário observar que a demanda vem sendo estimulada pelos preços baixos (falando em dólares) da soja e do milho nos últimos 3 anos.

      O custo de produção da ração na China e outros países asiáticos tem se mantido em níveis históricamente baixos do segundo semestre de 2014 pra cá (comparando com o período de 2012 a até primeira metade de 2014).

      Com o custo da ração barata, a proteína animal também ficou mais acessível. Há também um aumento da população urbana e economicamente ativa na Ásia nestes 3 anos, sem falar no aumento de renda.

      Apesar disso, acho improvável que a importação chinesa de soja em 2017 seja 20% maior do que 2016. O consumo lá está acelerado, mas 20% de um ano para outro é demais até mesmo para os padrões chineses de crescimento de consumo.

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Caro Miguel..até pode haver um aumento pequeno de demanda devido a preços baixos...mas o porco..a galinha e o boi desconhecem custos e preços baixos...portanto !!!!!!

      8
  • Liones Severo Porto Alegre - RS

    Nesse ritmo a China irá importar 100 mi t e o BR irá exportar 70 mi t.

    4