USDA: Plantio de soja e milho nos EUA fica abaixo das expectativas
O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) trouxe, no final da tarde desta segunda-feira (8), seu novo reporte semanal de acompanhamento de safras e tanto o avanço do plantio da soja, quanto do milho ficou aquém do esperado pelo mercado.
De acordo com o reporte, até o último domingo (7), a semeadura da soja estava concluída em 14% da área prevista para o país, contra 10% da semana anterior e projeções que variavam de 16 a 17%. A média para este período da temporada é de 17% e em 2016, o plantio estava em 21%.
Sobre o milho, o USDA informou que os trabalhos de campo evoluíram, na última semana, de 34% para 47%, enquanto o mercado apostava em 48%. O índice ainda está bem distante do ano passado, nessa época, de 61%, e também abaixo dos 52% de média.
O relatório indica ainda que 15% das lavouras de milho já emergiram, contra 9% da semana anterior, 25% do ano passado e 19% de média plurianual.
Previsão do Tempo
As condições de clima ainda não são as melhores para o avanço dos trabalhos de campo no Meio-Oeste americano. Embora as chuvas esteja mais amenas, como mostram as previsões mais atualizadas, o frio intenso - com os termômetros marcando as mais baixas temperaturas em anos - ainda preocupa.
Os mapas do NOAA - o departamento oficial de clima do governo norte-americano - para os próximos 6 a 10 dias mostram que as temperaturas no centro do Meio-Oeste americano devem ficar dentro da média para a época, como ilustra a imagem a seguir.
O mesmo deve acontecer com as chuvas para o Corn Belt, se mostrando dentro do esperado para os estados mais ao centro e ligeiramente abaixo da média nos estados mais ao leste.
"Produtores-clientes nos estados de Illinois, Missouri e Indiana relatam que esta tem sido uma das primaveras mais frias e úmidas desde 1993, e que o cenário climático tem prejudicado seu começo de safra. Além de chuvas excessivas, as temperaturas extremamente frias para época do ano deterioram a germinação e a planta em estádios iniciais de desenvolvimento vegetativo. As condições de safra, de fato, não estão nos melhores dias", relata a consultoria AgResource Brasil (ARC Brasil).
Assim, suas previsões indicam ainda que, até 10 de maio, "as temperaturas para os próximos 5 dias se dividem em dois padrões para o país. No lado leste, um padrão ainda mais frio se estabelece sobre Illinois, Indiana e Ohio. O lado oeste do Cinturão Agrícola,
que inclui Missouri e Iowa se mante mais quentes".
"No geral, as condições climáticas para o país começam a melhorar na próxima semana, com chuvas leves, permitindo o plantio em ritmo regular", completa a ARC Brasil.
1 comentário
USDA informa vendas de soja, farelo e óleo nesta 2ª feira (18)
USDA traz embarques semanais de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
USDA indica exportações de soja e milho dentro do esperado pelo mercado
Soja & Milho: USDA traz cortes significativos nas estimativas de produtividade e produção 24/25 dos EUA
USDA informa novas vendas de soja e milho nesta 6ª feira (8)
USDA deve cortar números das safras de soja e milho dos EUA, apontam expectativas
jaoi jaquatira - MT
Acredito que o nosso milho vai pegar preço ainda este ano.
Se todos ,, mas digo todos , os agricultores compartilharem essa sua expectativa o
milho vai pegar preço-----Mercado não e' so' oferta e demanda, as habilidades de quem compra o de quem vende pode influir neste equilíbrio--
Sr. Meloni, existe um hiato de 10 mi de toneladas de milho, que já está na previsão da Conab e foi desconsiderado pelo USDA, eles querem vende o milho deles e o mercado está retraido. Mas acredito que mais cedo ou mais tarde essa correção virá. O mercado financeiro não perdoa negligencia, bate sem dó nem piedade.