Leite: custo de produção cai no Paraná
No período da entressafra da produção leiteira paranaense, os produtores não estão sentindo uma retomada tão acelerada na melhora dos preços como em anos anteriores. O cenário econômico nacional – que gera menos consumo dos derivados – reflete diretamente com o segundo ano consecutivo na queda nas vendas, principalmente de produtos de maior valor agregado, como iogurtes e queijos.
O Paraná é o segundo produtor brasileiro de leite, com 4,6 bilhões de litros produzidos no ano de 2015.
Nesta terça-feira (18), às 14 horas, o Conselho Paritário dos Produtores e das Indústrias de Leite do Estado do Paraná (Conseleite) divulga os números referentes ao valor pago para o leite padrão entregue em março pelos produtores, que deve fechar em R$ 1,04 litro, um valor, que digamos, está no "meio termo" para o produtor.
Para o leite pasteurizado, o valor projetado para março é de R$ 2,31 o litro.
Apesar do menor ritmo produtivo nas propriedades, a situação não é ruim porque felizmente os custos de produção retraíram comparado a 2016. Isso porque os concentrados de milho e soja na ração dos animais tiveram queda, já que as commodities estão com alto volume no mercado nacional e internacional. "Não é uma situação tão positiva, mas também não é desesperadora. Os preços pagos estão cobrindo a inflação do ano", explica o presidente do Conseleite-PR, Ronei Volpi.
0 comentário
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Safra de café arábica 2025/26 comprometida
CNA aborda cenários para o setor agropecuário em 2025 no MS Agro
Entre as empresas que se destacam nesse cenário, a Macfor promove neste mês o evento “Melhores Cases de Marketing Agro 2024"
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
Macfor reúne líderes e referências do setor para revelar melhores cases de marketing no agronegócio em 2024
"Produzir alimento é um ofício sagrado. Saiba que na solidão do seu ofício, você faz o bem a muitas pessoas", diz Pe. Fábio de Melo durante a SIC