Cultivo de Coffea canephora (conilon) cresce na Nicarágua
O cultivo de Coffea canephora (conilon) começa a ganhar a força na Nicarágua. Os países da América Central possuem grande tradição na produção de Coffea arabica, mas a incidência de pragas, doenças e o clima adverso castigaram as lavouras nos últimos tempos. Diante deste cenário, as autoridades buscam alternativas.
O C. canephora apresenta maior facilidade de manejo e é mais resistente a doenças do que o C. arabica. No entanto, é vendido por um preço menor por conta das características da bebida. Mesmo assim, o cultivo dessa espécie cresce no mundo. Existe grande demanda da indústria por grãos de C. canephora.
A Nicarágua é um país pobre cujo setor cafeeiro é de importância vital, gerando uma receita de US$ 400 milhões em exportações. Também é responsável por gerar centenas de milhares de empregos.
Para Luis Chamorro, executivo do Grupo Mercon, o C. canephora provou ter alta rentabilidade por causa da sua produtividade e baixo custo de produção. O Grupo Mercon pretende plantar 7 mil hectares da espécie no leste do país. Espera-se que a Nicarágua produza 30 mil sacas de C. canephora em 2016/2017, o equivalente a 2% da produção total. Com informações de Phys.org.
Este texto faz parte do Relatório Internacional de Tendências do Café v.6 n.02. Leia o relatóro completo: https://goo.gl/YGh2fP
0 comentário
Robusta fecha com leve alta nesta 5ª feira (28) e amplia ganhos expressivos das última sessões
Robusta passa a registrar leves altas em Londres e amplia sequência de ganhos
Futuros do robusta abrem em baixa nesta 5ª feira após ganhos de até 7,85% na última sessão
Plataforma Global do Café troca de presidência e reforça o protagonismo da cafeicultura sustentável da América Latina
Diante da movimentação do mercado a expectativa é que o preço do café alcance novas altas nas bolsas internacionais
Café: preocupações com o fornecimento global mantêm ganhos de mais de 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (27)