Setor de carne bovina vê recuperação nos embarques entre abril e maio
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carne bovina do Brasil deverão voltar a patamares próximos da normalidade entre abril e maio, após terem sido afetadas em março pelos embargos temporários impostos por importadores em reação à operação Carne Fraca da Polícia Federal, afirmou nesta sexta-feira a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).
Essa recuperação deverá ocorrer na medida em que os principais países importadores retiraram as principais barreiras após esclarecimentos do governo federal, que apontaram para problemas pontuais no setor de carnes.
Em março, por consequência do impacto da operação, o Brasil exportou 124.880 toneladas de carne in natura e processada, queda de 8 por cento ante o mesmo mês do ano passado, enquanto a receita somou 489 milhões de dólares, recuo de 3 por cento na mesma comparação.
No acumulado do primeiro trimestre, o Brasil exportou 331.788 toneladas, obtendo receita de 1,3 bilhão de dólares, com retrações de 7 por cento e 3 por cento ante o mesmo período de 2016, respectivamente.
Apesar dos problemas em março, exportadores de carnes mantêm projeções de embarques em 2017.
(Por Roberto Samora)
1 comentário
Scot Consultoria: A cotação subiu nas praças paulistas
Suspensão das compras do Carrefour na França vai impactar carne bovina brasileira ou é apenas marketing sem efeito prático
Radar Investimentos: Escalas de abate mais curtas dos frigoríficos vêm sendo fator decisivo para impulsionar os preços
Boi/Cepea: Altas seguem firmes; escalas são ainda menores que em outubro
Scot Consultoria: Alta na categoria de fêmeas em SP
Brangus repudia veto do Carrefour à carne do Mercosul
juscelino kleber valadares Belo Horizonte - MG
Tenho recebido algumas mensagens no watzap conclamando os produtores de boi a não ofertarem aos frigoríficos até o dia 15-04-207. Isso contra as baixas cotações do produto. Já eram muito baixas, e agora com essa " operação" carne fraca, chegou a patamares insustentáveis. No Noticias Agrícolas não vejo nenhuma referencia a isto... Será que não receberam nenhuma informação? Noticiem gente!
Não vejo comentários acerca da indignação dos produtores à constante majoração dos preços da carne para os consumidores finais, paradoxalmente e paralelamente à constante queda do preço da @ paga pelos frigoríficos. É este debate que mais nos interessa: monopólio. Pagam mal e vendem caro. O consumo diminui mas lucro mais é o produtor leva cada vez mais prejuízo.