Países asiáticos limitam importações de frango dos EUA após caso de gripe aviária
SEUL/CHICAGO (Reuters) - Coreia do Sul, Japão, Taiwan e Hong Kong limitaram as importações de carne de frango dos Estados Unidos após os norte-americanos terem detectado seu primeiro caso do ano de gripe aviária em uma granja comercial, disseram autoridades.
A Coreia do Sul suspenderá as importações de frango e ovos dos EUA após um tipo do vírus de gripe aviária H7 ter sido confirmado no domingo em um criadouro de frangos no Tennessee, disse o Ministério da Agricultura do país asiático.
Japão e Taiwan suspenderão as importações do Estado, enquanto Hong Kong irá suspender as importações do condado do Tennessee onde as aves infectadas foram encontradas, disse James Sumner, presidente do grupo da indústria USA Poultry & Egg Export Council.
Os limites reduzirão o potencial de grandes companhias de frango dos EUA, como Tyson Foods e Pilgrim's Pride, de vender para o exterior.
A suspensão de importação pela Coreia do Sul entrou em vigor na segunda-feira, disse o Ministério da Agricultura em nota. Frangos vivos e ovos estão sujeitos à suspensão, enquanto carne de frango termoprocessada e produtos derivados de ovos ainda podem ser importados, disse a nota.
Os embargos aos norte-americanos abrem espaço para compras do produto do Brasil, o maior exportador global de carne de frango.
(Por Jane Chung Tom Polansek; reportagem adicional de Redação Pequim)
0 comentário
Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina