Pesquisa da Embrapa mostra que a produção de cana é mais limpa do que se imagina
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresentou estudo que mostra que a produção da cana-de-açúcar no Brasil é mais limpa do que se imaginava. A pesquisa mostra que o cultivo de cana no Brasil impacta menos o meio ambiente do que se sabia e do que apontavam os estudos internacionais.
A metodologia utilizada foi a de Avaliação de Ciclo de Vida de Produtos (ACV), ferramenta que permite avaliar o desempenho ambiental de produtos ao longo de todo o seu ciclo de vida. Trata-se de uma metodologia com forte base científica e reconhecida internacionalmente, padronizada pela série de normas ISO 14040.
Uma das responsáveis pelo resultado alcançado é Marília Ieda da Silveira Folegatti Matsuura, pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente. O projeto ACV cana, que é financiado pela Embrapa, com apoio da Fundação Espaço Eco e participação de outros parceiros (Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – CTBE, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – e Escola Politécnica da USP – EPUSP), teve início em março de 2013.
De acordo com a pesquisadora, o objetivo era “avaliar o desempenho ambiental da cana-de-açúcar e seus produtos derivados – etanol, açúcar e bioeletricidade -produzidos nas regiões tradicionais e de expansão da cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, adotando a abordagem da Avaliação de Ciclo de Vida, com base em dados, fatores e modelos adaptados às condições nacionais”.
0 comentário
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp