Cafeicultura movimenta economia de Guaxupé e torna o município uma referência na região
Em entrevista ao Notícias Agrícolas durante a 16ª FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), em Guaxupé (MG), o prefeito da cidade, Jarbas Correa Filho, destacou a importância de os produtores estarem antenados ao que ocorre no mundo do agronegócio e que, para isso, a feira é um excelente canal.
No que diz respeito à economia regional, os ganhos com a FEMAGRI são grandes - não somente financeiramente, mas também pela oportunidade de o produtor ter um cenário para acreditar em seu produto vislumbrando preços futuros que podem chegar até a R$640/saca em 2019, como destacado na abertura do evento.
A feira, por sua vez, deverá ter negócios em torno de R$150 milhões de reais. O reflexo se faz ainda mais presente por a cidade de 52 mil habitantes, em si, ter o café como uma economia de grande importância.
O prefeito faz também um convite para que outros produtores conheçam a infraestrutura de Guaxupé, que ele destaca como "pronta para o crescimento da agricultura do país".
A cidade conta ainda com um projeto que contempla os pequenos e médios produtores, com incentivos que passam desde a parte de tecnologia, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) até a comercialização de produtos. A prefeitura também passou a priorizar as compras desses produtores para a merenda escolar.
0 comentário
Comércio de café do Vietnã está calmo em meio a feriados, chuva prejudica colheita
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
Preços do café trabalham em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (23)
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras