Registro de produtos fitossanitários no Brasil: necessidade de agilização
O manejo das pragas agrícolas deve sempre seguir o manejo integrado de pragas, que significa a utilização simultânea ou sequencial de todas as alternativas de controle disponíveis.
Em quase todos os cultivos, a utilização de produtos fitossanitários é indispensável. Para serem utilizados, estes produtos devem ser registrados. O processo envolve a apresentação de estudos agronômicos ao Ministério da Agricultura, ambientais ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e toxicológicos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apenas os produtos que sejam eficientes e não apresentem problemas ao ambiente e à saúde das pessoas obtêm o registro.
— É fundamental que o processo seja ágil e mantenha o rigor para que as novas tecnologias sejam disponibilizadas aos produtores rurais o mais breve possível — ressalta José Otavio Menten, diretor do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS).
Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.
0 comentário
Momento Agrícola, com Ricardo Arioli: Mercado de Carbono, Logística, Seguro Agrícola, COP29, China, Carrefour e Argentina
ARP#365 - Caminhos para a pecuária do futuro
Focos de raiva herbívora são identificados em Erval Grande/RS
Ministro Fávaro reforça atuação dos adidos agrícolas na abertura de novos mercados globais
Tereos inicia nova fase do Centro de Operações Agroindustriais e incorpora novas atividades e ferramentas para agilizar logística
Carrefour Brasil diz que suspensão de fornecimento de carne impacta clientes