Bolsas chinesas avançam em sessão com volume mais baixo antes de Ano Novo Lunar
TÓQUIO E XANGAI (Reuters) - Os mercados acionários da Ásia fecharam em alta nesta quarta-feira, espelhando o forte desempenho das bolsas em Wall Street em meio a expectativas de que o novo governo norte-americano deve buscar medidas de crescimento.
Na China, os índices de ações subiram pelo quarto pregão consecutivo, ainda que o otimismo em relação à melhora dos resultados corporativos tenha sido parcialmente contido pelo surpreendente aumento das taxas em empréstimos de médio prazo.
Com muitos traders já se ausentando para o feriado do Ano Novo Lunar, que começa na sexta-feira, o volume de negócios na bolsa de Xangai caiu ao menor nível em quatro meses e o índice SSEC fechou em alta de 0,22 por cento, a 3.149 pontos.
Conforme o analista Xiao Shijun, da Guodu Securities, o mercado monitora de perto as políticas do presidente Donald Trump, que podem determinar o tom das relações comerciais entre as duas maiores economias do mundo, o que consequentemente afetará os mercados acionários.
Além disso, agentes do mercado citaram preocupações com um aperto monetário na China, após o banco central chinês elevar a taxa de juros para financiamentos de médio prazo.
A aproximação do Ano Novo Lunar chinês também reduziu a liquidez na bolsa de Hong Kong, onde o indicador HANG SENG subiu 0,43 por cento, a 23.049 pontos.
Em Tóquio, a firmeza das bolsas norte-americanas contagiou investidores e o Nikkei fechou em alta de 1,4 por cento, a 19.057 pontos.
Entre os destaques no Japão, os papéis da Takata saltaram 18 por cento, atingindo o limite diário de oscilação após quatro dias de fortes baixas desencadeadas por temores sobre um pedido de recuperação judicial.
O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,22 por cento às 8:02 (horário de Brasília).
. O indicador CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,34 por cento, a 3.375 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,06 por cento, a 2.066 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,25 por cento, a 9.447 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,07 por cento, a 3.039 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,38 por cento, a 5.671 pontos.
(Por Samuel Shen, John Ruwitch e Ayai Tomisawa)
0 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal