Trump retirará EUA da Parceria Transpacífico nesta segunda, diz TV
A primeira ação executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (23) será retirar o país da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês), segundo a emissora CNN.
Na prática, a retirada dos EUA do TPP deve inviabilizar o acordo, que busca estabelecer um contraponto ao aumento da influência econômica e política da China.
A parceria estabelece normas comuns sobre questões que vão desde os direitos dos trabalhadores à proteção da propriedade intelectual em 12 nações da região do Pacífico, abrangendo 40% da economia global.
A agenda oficial de Trump nesta segunda-feira prevê a assinatura de ordens executivas às 10h30 (13h30 em Brasília) no Salão Oval. A Casa Branca não informou o conteúdo dos decretos.
A assinatura do TPP foi uma das principais iniciativas de integração comercial do antecessor de Trump, o democrata Barack Obama. O pacto, contudo, não chegou a ser ratificado pelo Congresso dos EUA.
Com os americanos possivelmente abandonando o TPP, a China terá o caminho livre para desenvolver seu próprio acordo de livre comércio e influência na Ásia, a Parceria Regional Econômica Ampla (RCEP), em negociação entre 16 países –nenhum deles nas Américas até o momento.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado