Ano começa com muita incerteza tanto em relação a oferta quanto a demanda para o boi gordo
Os primeiro negócios com a arroba do boi gordo no ano refletem as incertezas sobre o andamento do mercado em 2017. Sem sinais de como se comportaram indicadores importantes como oferta e demanda, a maior partes dos frigoríficos optam em manter a cotação de 2016.
O levantamento de preço realizado pela Scot Consultoria apontou que em São Paulo a cotação se manteve em 149/@ a vista, no sul de Goiás a R$ 141/@, e em Campo Grande (MS) a referência para os negócios está em R$ 139/@ a vista.
Conforme explica o analista da Consultoria, Alex Santos Lopes, "os varejistas ainda não começaram a recompor seus estoques, então não sabemos como ocorrerá essa reposição", diz. As indústrias aguardam, por tanto, um direcionamento da demanda - que segundo Lopes deve ocorrer a partir do final da segunda quinzena do mês -, para planejar suas compras.
Por outro lado, as dúvidas sobre o volume de oferta neste início de ano, compõe o cenário de incerteza. A expectativa do analista é de que "há grande chances dos preços mudarem nesta semana, devido ausência dos pecuaristas dos negócios", destaca.
No decorrer do ano a tendência é de que, refletindo a baixa no mercado de reposição, eleve a participação de fêmeas nas escalas de abate. Assim, caso a demanda não corresponda poderemos ter um mercado pressionado em 2017.
Para Lopes a arroba deverá oscilar em linha com o IPCA, "mas não devemos nos surpreender se houver perda de receita real ao pecuarista", alerta.
0 comentário
MAPA se pronuncia sobre investigação anunciada pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina
Investigação por parte da China sobre carne bovina importada tem caráter protecionista, dizem analistas
China investiga importações de carne bovina enquanto excesso de oferta pressiona preços
ABIEC se posiciona sobre a investigação anunciada pelo Ministério do Comércio da China sobre as importações de carne bovina
Boi/Retrospectiva/Cepea: Ano é marcado por recordes e por fortes oscilações nos preços
Radar Investimentos: 13º salário chegando aos brasileiros pode estimular demanda por carne bovina