Pesquisa trabalha para modernizar o carioca e viabilizar novos segmentos na produção de feijões . Mercado é promissor
Publicado em 30/12/2016 13:06
confira a entrevista de Marcelo Lüders - Correpar
Carioca mais resistente no pós-colheita e Rajados para exportação trazem novas perspectivas para a produção
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1 comentário
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Gustavo Woltmann
Feijão: Seria bom que o preço baixasse para o consumidor final..., ano passado o quilo ficou bem caro.
Sim Gustavo ficou caro o razoável é algo ao redor de
de R$ 5,00 para onconsumidor. Ou seja, R$ 0,38 por prato. Um alimento muito barato quando se leva em consideração os benefícios do consumo.
Marcelo o feijao chegou a R$ 350 a saca ou R$ 5,8 /kilo preço ao produtor , mas R$ 11,00/kilo para o consumidor ----Entre o produtos e o consumidor tem o embalador e mais o supermercado---
Carlos acompanho muito de perto o comportamento dos preços. Nos últimos 10/15 anos o que aumentou foi a margem do supermercado. Como São multinacionais extrapolam o poder que tem. A imprensa em geral não cita nada sobre isso e a razão é: o varejo é grande anunciante na mídia. Os jornais TODOS não tocam neste assunto pois seu cliente supermercado coloca encartes caros nos jornais.
Quando pensamos em R$ 5 ao consumidor seria com o produtor recebendo ao Redor de R$ 180 na média.
O que vc acha que podemos fazer para expor os supermercados?
Marcelo nao estou em condiçoes de lhe apresentar um palpite competente , porque nao sei o percentual de venda desse produto vendido atraves do canal supermercados---Certa vez quando produzia feijao visitei varios EMPACOTADORES e fiquei impressionado com a nobreza das instalaçoes----Escritorios luxuosos e maquinario esmerado---Nao sei qual e' a margem das bolsinhas que revendem em sacas, portanto deve haver situaçoes onde o caminho deve ter 3 intermediarios----Quanto mais parasitas menos o produtor ganha---As vezes o intermediario e' muito prejudicial porque para baratear o produto mistura feijao velho com feijao novo----Esta mistura e' um desastre porque ninguem consegue cozinha-lo no ponto certo.----O problema e' serio porque tentar vender direto em sacas para as grandes redes de restaurantes non se sabe se a despesa de frete come a margem---
A verdade é que os empacotadores e os mercados estão ganhando demais pelo que fazem, o produtor tem todo o trabalho e metade do preço tá ficando com o mercado e os empacotadores