Maggi suspende por 30 dias decisão sobre importação de café conilon
O ministro da Agricultura Blairo Maggi suspendeu por 30 dias a decisão sobre a importação de café e informou que, neste período, deverá fazer uma avaliaçao dos estoques no Brasil. A decisão chega após intensas negociações, que vêm durando há semanas e sem que fosse encontrado um ponto de equilíbrio entre indústrias e cafeicultores. Uma nova reunião do ministro com a Câmara do Comércio Exterior (Cacex) está agendada para 15 de janeiro.
"Comunico que depois de dias intensos de negociações, acabamos de fechar uma negociação, usando o bom senso, com o Ministro Blairo Maggi, e está suspenso qualquer movimentação que vise importar café. Faremos junto com a CONAB, um levantamento minucioso dos estoques, provando que existe sim café físico disponível e assim encerrar, pra não dizer sepultar ,esse assunto de um vez por todas. Daqui a pouco teremos mais detalhes", informou, em nota, o deputado federal Evair de Melo (PV-ES).
No G1: Governo do ES pede que importação de café do Vietnã não seja autorizada
Após o Governo Federal anunciar a provável liberação da importação do café Conilon do Vietnã para o Brasil, o Governo do Espírito Santo pediu que a importação não seja autorizada. De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, a medida prejudica os produtores capixabas, que tiveram o custo de produção elevado por causa da seca.
Um ofício foi enviado ao Ministério da Agricultura, pelo secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto. Na manhã desta quarta-feira (14), o governador Paulo Hartung entrou em contato com o ministro da pasta, Blairo Maggi, por telefone, para sensibilizar o governo federal e pedir que não seja autorizada a importação do produto.
Segundo Octaciano, os produtores capixabas já enfrentam sérias dificuldades em decorrência da pior seca dos últimos oitenta anos que atinge o Estado e que, nos últimos três anos, agravou os impactos sobre a produção e acarretou queda significativa nos resultados. "O Governo do Espírito Santo é contra a importação. A seca fez com que o custo aumentasse e a produção caísse", disse.
Leia a notícia na íntegra no site do G1 ES.
0 comentário
Diante da movimentação do mercado a expectativa é que o preço do café alcance novas altas nas bolsas internacionais
Café: preocupações com o fornecimento global mantêm ganhos de mais de 3% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 3ª feira (27)
Oferta restrita mantém preços do café em alta nas bolsas internacionais nesta 4ª feira (27)
Café/Cepea: Indicador do arábica sobe mais de 30% em novembro
Preço do café sobe 4% nesta terça-feira e Bolsa de NY renova máximas para cotações do arábica
Mercado cafeeiro segue em sua tendência de alta no início da tarde desta 3ª feira (26)