Boi: Abate de bovinos em Mato Grosso cresce 1,29% em novembro
Na última semana o Indea-MT disponibilizou os dados de abate de bovinos em Mato Grosso do mês de novembro/16, foram abatidos 405,27 mil animais, 1,29% a mais que em outubro/16. Esse acréscimo deve-se exclusivamente as fêmeas, pois em todas as faixas etárias houve significativo aumento, e com isso, o total de fêmeas abatidas cresceu 25,60%. Em divergência das fêmeas, os machos obtiveram queda em todas as faixas etárias, recuando 8,32%.
Tal movimentação pode ser explicada pela sazonalidade, visto que, em 12 dos últimos 14 anos o abate de fêmeas registrou elevação comparando-se novembro com outubro, e em nove dos últimos 14 anos, o total de machos abatidos diminuiu. As principais justificativas para esse fluxo “padrão” são: diminuição da entrega de animais de confinamentos (maioria de machos), e com o adiantamento das chuvas, há relatos de pecuaristas que anteciparam a estação de monta, e conseguiram desta forma abreviar o descarte de fêmeas que não emprenharam.
Leia o boletim na íntegra no site do Imea
0 comentário

Pressão da safra começou para os preços da arroba do boi gordo, mas alguns pecuaristas ainda estão conseguindo reter animais

Grupo brasileiro vai aos EUA em busca de aprimoramento

Boi Gordo: Pressão de safra já começou nos preços futuros; físico ainda segue resiliente

Scot Consultoria: Preços do boi caem em São Paulo

Efeito Estufa: Epamig vai avaliar alternativas para reduzir a emissão de metano na pecuária bovina

Em Goiás, declaração de rebanho e vacinação obrigatória contra a raiva de herbívoros começam em 1º de maio