Colheita do trigo no Paraná chega ao final com boa produtividade
As produtividades da lavouras paranaenses de trigo, que chegam a fase final de colheita, estão surpreendendo os técnicos. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, estima que o rendimento deve ficar em 3.100 quilos por hectare, acima da projeção inicial de 3.050 quilos.
Carlos Hugo Godinho, analista do Deral, observa que este ganho de produtividade (27% acima da safra passada) dificilmente acontece, devido à alta suscetibilidade das lavouras de trigo às intempéries, “o que geralmente ocasiona problemas regionais, ora nas lavouras mais precoces, ora nas mais tardias”.
Ele explica que apesar de a questão da heterogeneidade não ter sido diferente neste ano, as pequenas perdas de produtividade ocorridas no Norte Central do Paraná foram amplamente compensadas pelas produtividades bastante acima da média do Oeste, Sudoeste e Sul do estado, “não sendo raras nestas regiões de colheita mais tardia produtividades próximas de 4.000 quilos por hectare”.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.
0 comentário
Feijão/Cepea: Maior oferta e qualidade menor mantêm valores em queda
Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20