Colheita do trigo no Paraná chega ao final com boa produtividade
As produtividades da lavouras paranaenses de trigo, que chegam a fase final de colheita, estão surpreendendo os técnicos. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná, estima que o rendimento deve ficar em 3.100 quilos por hectare, acima da projeção inicial de 3.050 quilos.
Carlos Hugo Godinho, analista do Deral, observa que este ganho de produtividade (27% acima da safra passada) dificilmente acontece, devido à alta suscetibilidade das lavouras de trigo às intempéries, “o que geralmente ocasiona problemas regionais, ora nas lavouras mais precoces, ora nas mais tardias”.
Ele explica que apesar de a questão da heterogeneidade não ter sido diferente neste ano, as pequenas perdas de produtividade ocorridas no Norte Central do Paraná foram amplamente compensadas pelas produtividades bastante acima da média do Oeste, Sudoeste e Sul do estado, “não sendo raras nestas regiões de colheita mais tardia produtividades próximas de 4.000 quilos por hectare”.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso