Mosaic investirá R$134 mi para ampliar operação de fertilizantes em Paranaguá
SÃO PAULO (Reuters) - A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, anunciou nesta quarta-feira investimento de cerca de 134 milhões de reais em obras para aumentar a capacidade no terminal portuário da Fospar, controlada da empresa em Paranaguá (PR).
O aporte, feito por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), prevê elevar a capacidade de descarga de fertilizantes de 2,4 milhões de toneladas ao ano para 3 milhões de toneladas no porto, o principal para a importação de fertilizantes pelo Brasil.
A norte-americana Mosaic informou que o investimento prevê a construção de um novo armazém com capacidade de 45 mil toneladas, que elevará a capacidade total para 105 mil de toneladas. Haverá também mais um sistema de correia transportadora do píer até o terminal, bem como torres de carregamento de caminhões.
A previsão é que a conclusão das obras de otimização aconteça até o final de 2019, segundo nota da empresa.
Com o investimento, o contrato de arrendamento portuário da Fospar será renovado antecipadamente por mais 25 anos, permitindo a atuação da empresa no terminal até 2048, afirmou a Mosaic.
O anúncio oficial foi realizado nesta quarta-feira pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella Lessa, e pelo secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimento, Moreira Franco, durante cerimônia em Brasília.
(Por Roberto Samora)
0 comentário

Cacau se recupera após dados de demanda melhores do que o esperado

Para especialista, Plano Safra deve conseguir atender em torno de 30% da demanda

Fávaro destaca liderança do Brasil em segurança alimentar e sustentabilidade durante reunião do BRICS em Brasília

Prêmio Mulheres do Agro anuncia abertura de inscrições para oitava edição

Brasil tem oportunidade de se tornar maior exportador de alimentos do mundo após tarifas de Trump

Para aproveitar as novas oportunidades que surgem será necessário aumentar a produtividade