PIB do agronegócio cresceu 2,71% de janeiro a julho de 2016

Publicado em 11/11/2016 16:12
Estudo do Cepea/CNA mostra que o setor continua apresentando índices positivos, apesar da retração da economia brasileira

Brasília (11/11/2016) - O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro acumulou alta de 2,71% de janeiro a julho de 2016, na comparação com igual período do ano passado,  de acordo com estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). 

Em julho, o setor teve expansão de 0,13%. O segmento com melhor desempenho no ano é o básico (dentro da porteira), com alta de 3,96%, seguido por serviços (2,57%), insumos (2,4%) e indústria (1,65%).

O resultado foi puxado principalmente pela cadeia produtiva agrícolaEmbora o segmento tenha apresentado queda de 0,04% em julho, o desempenho no ano é positivo, com crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2015.

Todos os elos na agricultura tiveram alta até julho, com destaque para o setor primário (6,52%), em razão da alta dos preços e da expectativa de maior faturamento em culturas como soja, milho, cana-de-açúcar, café, trigo, cebola, cacau, banana, batata, laranja e mandioca.  

Serviços, insumos e indústria tiveram variação de 3,61%, 2,64% e 0,07%, respectivamente. Já a pecuária variou 0,52% em julho e registra expansão de 0,76% no acumulado deste ano.

O segmento de insumos aparece na dianteira, com crescimento de 2,07%, reflexo do bom desempenho da indústria de rações.

Confira a análise completa no Boletim PIB: https://www.cnabrasil.org.br/boletins/boletim-pib-pib-do-agronegocio-teve-crescimento-de-271-nos-primeiros-sete-meses-do-ano

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário