Abiove revisa previsões para o complexo soja até setembro de 2016
São Paulo, 31 de outubro de 2016 - A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) atualizou as informações estatísticas do complexo soja até setembro de 2016 e revisou as projeções para 2017.
No balanço de oferta e demanda anual foram reduzidos os volumes de processamento e de importação de soja em grão. Houve retração nas estimativas sobre produção e exportação de farelo e de óleo de soja. Os estoques finais de soja em grão foram elevados.
Quanto às projeções para 2017, alteraram-se apenas os estoques iniciais e finais de soja em grão.
As estatísticas do complexo soja se baseiam em dados mensais atualizados até setembro deste ano e a amostragem cobre de 76% a 80% do setor.
Processamento – Em relação à previsão anterior, feita pela Abiove em 29 de setembro, a queda no processamento de soja é de 1%, passando de 40,30 milhões de toneladas para 39,90 milhões de t.
Produção de farelo – Quanto à produção de farelo, levando também em consideração a estimativa anterior, a redução é de 1%, de 30,60 milhões de t para 30,30 milhões de t.
Exportação de farelo – A exportação de farelo está prevista agora em 14,90 milhões de t, ante 15,20 milhões de t estimadas em 29 de setembro.
Óleo de soja – A previsão de produção era de 8 milhões de t, em comparação com a estimativa atual de 7,95 milhões de t, uma pequena queda de 0,6%.
1 comentário
Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Faltou dizer que, segundo a Abiove, a exportação de soja, em relação ao ano passado, vai cair 3,4% e o estoque final vai aumentar 87%, de 1,8 para 3,4 mi de ton. Volto a repetir, pela Secex a exportação de soja para a China no periodo de janeiro-setembro, na comparação 2015-2016 caiu 1%.