Café: Produção da safra 2016/17 deve ultrapassar 50 milhões de sacas no Brasil, projeta FCStone
Para a consultoria INTL FCStone, a safra comercial 2016/17 de café do Brasil, que está praticamente finalizada na maioria das regiões produtoras, deve totalizar 52,8 milhões de sacas de 60 kg. Estima-se que sejam colhidas 43,2 milhões de sacas de arábica, já de robusta são previstas 9,6 milhões de sacas. A consultoria pondera que a safra de arábica está melhor neste ano, porém, no robusta, a colheita foi regular mas com a seca ainda impactando as lavouras.
Segundo a FCStone, as plantações de café arábica do Brasil da temporada 2016/17 têm apresentado condições melhores após anos consecutivos de clima impactando negativamente a produção no país. "Após a grande seca de 2014, muitas lavouras foram podadas e cresceram bem durante o ano de 2015. Além disso, dado o estresse climático acentuado naquele ano, muitas lavouras não foram altamente produtivas em 2015, guardando potencial para 2016", diz o relatório da consultoria dilvulgado na última sexta-feira (23).
Para 2017, a FCStone admite que ainda é cedo para se fazer previsões. No entanto, "é impossível negar que as condições de uma lavoura não influenciem o potencial produtivo. Bem como é impossível deixar de dar importância a fatores climáticos determinantes à produção". As lavouras do Paraná e do Oeste de São Paulo saíram dessa safra com boas condições. Já em Minas Gerais, a situação é menos favorável, de um modo geral.
Em relação ao café robusta do Brasil, a FCStone tem uma perspectiva ainda mais pessimista para a colheita de 2017. "Embora ainda seja precoce traçar o próximo ano para a safra do Espírito Santo e Sul da Bahia, infelizmente a situação é extremamente preocupante", pondera a consultoria em relatório. Nesta temporada, a produção do grão em algumas regiões do Espírito Santo chegaram a ter queda de 30% da capacidade por conta da seca.
1 comentário

Chuvas abaixo do esperado pressionam os preços do café que encerram sessão desta 2ª feira (19) com ganhos de mais de 2%

Exportações de café não torrado e torrado mantém estabilidade até a 3ª semana de maio/25

Café: Volatilidade dos preços permanece a curto prazo e foco na safra/26 deve trazer estabilidade ao mercado no 2º semestre

USDA projeta safra de café menor na Colômbia em 2025/26

Preços do café avançam com ganhos de mais de 2% nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (19)

Cecafé manifesta preocupação com eventual restrição de interessados no leilão Tecon Santos 10 ao TCU
JOSÉ DANAS FILHO Jandaia do Sul - PR
É lamentável quando fazem previsões irresponsáveis sobre produções futuras no Brasil, como na matéria de hoje que estimam e mais de 50 milhões de sacas de café a serem produzidas na safra 2016/2017, isto é de uma irresponsabilidade sem limites que só servem para prejudicar o produtor, ja que com previsões de alta produção os preços tendem a cair. Ja não basta a CONAB com suas previsões inconsequentes e sempre acima da realidade. Sejamos realistas e responsáveis, do contrário todos sairemos perdendo.