ES: Rio Bonito seca e agrava crise da água na Grande Vitória
A chuva fraca que chegou ao Espírito Santo não foi suficiente para encher os rios, recuperar nascentes e a represa do Rio Bonito. Com o volume abaixo do nível crítico na barragem, vai ser preciso fazer racionamento de água na Grande Vitória.
A barragem de Rio Bonito, onde é represada a água do Rio Santa Maria da Vitória - que era usada para geração de energia - agora está sendo usada prioritariamente para o abastecimento humano. Mesmo assim, o cenário encontrado na barragem é desanimador. Alguns pontos estão completamente secos.
A água ocupa apenas 5% de toda o espaço e diminuiu 2% no volume em apenas um mês. No ponto onde a Companhia Espírito Santense de Saneamento faz a captação no Rio Bonito, naSerra, o volume é de 2,2 mil litros por segundo. A média esperada para esse período seria de 7,5 mil litros por segundo.
O diretor de engenharia e meio ambiente da Cesan Amadeu Wetler explicou que: “O que aconteceu foi que a vazão do rio reduziu mais do que o consumo doméstico”.
Racionamento
Agência de Regulação de Serviços Públicos (ARSP) do Espírito Santo autorizou o plano de contingência que prevê o racionamento de água na Grande Vitória, elaborado pela Cesan e entregue nesta segunda-feira (19). A medida já começa às 12h desta quinta-feira (22).
Essa é a primeira vez, na história do Espírito Santo, que a Grande Vitória passa por racionamento de água.
Confira a notícia na íntegra no site do G1 ES
0 comentário
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (19) para todo o Brasil