Cidades produtoras de café receberam chuvas de granizo neste fim de semana, mas não há relatos de perdas representativas
Algumas cidades produtoras de café do Sul de Minas Gerais registraram no último final de semana chuvas de granizo. No entanto, até o momento, não há registros de perdas representativas nas lavouras da região. Segundo registros de redes sociais e imagens enviadas pelos internautas do Notícias Agrícolas, as principais cidades afetadas pela condição climática foram Alpinópolis (MG), Altinópolis (SP), Bom Jesus da Penha, Nova Resende (MG) e São Pedro da União (MG). (Veja imagens abaixo)
Normalmente, as chuvas de granizo atingem áreas isoladas de uma determinada localidade, como foi o caso, e os prejuízos são pontuais. Até o momento, não há relatos de novas ocorrências na região Sul de Minas Gerais, importante produtora de café do Brasil. Cidades próximas de São Pedro da União já haviam recebido chuvas de granizo no início da colheita da safra 2016/17, que está praticamente concluída neste momento, conforme apontam estimativas.
As plantações de café já estão prontas para o próximo ciclo produtivo, que já deve ser de bienalidade baixa para a maioria das regiões. Em algumas fazendas, inclusive, há o registro de floradas precoces. Mapas climáticos apontam que uma frente fria ainda atua sobre as áreas produtoras de café e deve provocar chuvas acima de 10 milímetros no Sul de Leste de Minas Gerais, assim como no Sul de Espírito Santo neste início de semana.
Já em áreas do Paraná, São Paulo e Cerrado Mineiro, também pode chover, mas as precipitações serão mais dispersas. Na quarta-feira, a temperatura declina, mas não há expectativa de frio intenso sobre as principais regiões produtoras de café do Brasil.
Chuva de granizo em Alpinópolis (MG) no último final de semana - Foto: Paulo Rogério de Souza
Chuva de granizo no último final de semana em Altinópolis (SP) - Foto: Guilherme Miranda
Chuva de granizo no último final de semana em Altinópolis (SP) - Foto: Guilherme Miranda
0 comentário
Após chuva de granizo em Cabo Verde/MG, presidente do Sindicato Rural da região orienta produtores atingidos
Preços do café abrem sessão desta 6ª feira (03) com ajustes e baixas moderadas nas bolsas internacionais
Café/Perspectiva Cepea: Com estoque apertado, 2025 deve ser mais um ano remunerador à cafeicultura
Mercado do café deve apresentar déficit de oferta nos primeiros meses de 2025
Café: Bolsa de Londres encerra sessão desta 5ª feira (02) com alta de 3,71% nas cotações futuras
Da seca severa para fortes chuvas: o desafio da produção do café robusta no Vietnã