Na contramão dos EUA, consumo de suco de laranja cresce entre brasileiros
Enquanto o consumo do suco de laranja recua com força em seu maior mercado, os EUA, a indústria brasileira aproveita a demanda interna, que vai na direção contrária.
Prejudicado pela concorrência de bebidas mais baratas ou menos calóricas, o consumo do suco de laranja concentrado congelado nos EUA caiu cerca de 39% entre 2003 e 2015, para 613 mil toneladas. O Brasil, por sua vez, teve alta de 40%, para 63 mil toneladas, conforme dados da consultoria Markestrat.
O mercado brasileiro de sucos 100%, aquele sem adição de água e açúcar, ainda tem espaço para evoluir porque é proporcionalmente muito menor, segundo Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR, entidade que reúne exportadores.
"No mundo, o suco de laranja já é consolidado, mas no Brasil ainda tem muito o que crescer. O suco tipo exportação está começando a pipocar com diversas marcas agora", afirma Netto.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
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