Chapecó: centro mundial da indústria da carne, por Josias Antônio Mascarello
A Associação Comercial e Industrial de Chapecó, aliada aos seus grandes e leais parceiros, entrega à comunidade econômica nesta semana a 11ª edição da MERCOAGRO – Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne. A Mercoagro representa uma trajetória de sucesso e de cooperação ao desenvolvimento do vasto setor das indústrias de processamento de alimentos cárneos do Brasil e do exterior.
Em um ano em que a crise econômica assola vastas áreas da atividade, a MERCOAGRO 2016 apresenta-se como vitalidade ímpar, não apenas porque todos os espaços se esgotaram, mas, essencialmente, porque esse evento traduz a ação, o dinamismo e o arrojo de uma das maiores e mais complexas cadeias produtivas da economia brasileira com a presença dos principais atores do mercado. Nossos empresários e empreendedores compreenderam que as crises são neutralizadas com trabalho, pesquisa, investimentos, prospecção de mercado, mudanças de estratégias e revisão de táticas. Não é hora de se encolher e esperar, mas de ser proativo e vanguardista.
Muitos fatores explicam o sucesso da feira, mas, indubitavelmente, deve-se a sua localização, no centro de uma região com mais de 600 pequenas, médias e grandes indústrias frigoríficas de abate e processamento de aves, suínos e bovinos. Nessa área frutifica uma malha de indústrias de bens de produção, que oferecem 100% das máquinas e equipamentos necessários para construção e instalação de unidades frigoríficas.
São notáveis os esforços que, desde sua primeira edição, Chapecó vem realizando para melhorar a infraestrutura e acolher a crescente clientela do país e do exterior. O volume de negócios efetivamente fechados tem sido o maior, o mais valorizado e mais eloqüente indicador do sucesso da MERCOAGRO. A certeza de bons negócios permitiu superar algumas deficiências infraestruturais, vencer o tempo e a distância e reunir, num mesmo espaço físico, fornecedores e compradores dos cinco continentes. Uma formidável sinergia entre os setores público e privado possibilitou notabilizar no Brasil e no exterior a MERCOAGRO como uma das melhores oportunidades de incremento dos negócios.
A expo-feira notabilizou-se mundialmente e atrai fabricantes e fornecedores de máquinas, equipamentos, implementos e insumos para as indústrias frigoríficas. As empresas expositoras compõem o maior e mais completo conjunto de insumos para o processamento industrial de carnes: máquinas, equipamentos, embaladoras, condimentos, correias, gases industriais, sistemas de tratamento de efluentes, estufas e equipamentos para congelamento e refrigeração, tripas, filtros, corantes, aromatizantes, impermeabilizantes, utensílios, entre centenas de outros itens.
O compromisso com a integração econômica e a difusão do conhecimento científico que presidiram a primeira edição continua sendo prioridade. Por isso, simultaneamente ao fomento dos negócios, a Mercoagro atua como importante instrumento de integração e difusão tecnológica através dos eventos paralelos, como o Seminário Internacional de Industrialização da Carne, a Clínica Tecnológica, o Laboratório Experimental, o salão de inovação, a sessão de negócios, o painel de oportunidades e o Mercoshow, entre outros. É por essas razões que Chapecó, com a Mercoagro, torna-se o centro das inovações tecnológicas e conceituais da indústria mundial de carne.
0 comentário
O início da safra de grãos 2024/25 e as ferramentas que potencializam o poder de compra do agricultor
Produção de bioinsumos on-farm, por Décio Gazzoni
Reforma Tributária: algo precisa ser feito, antes que a mesa do consumidor sinta os reflexos dos impostos
Benefícios da fenação para o bolso do produtor
Artigo/Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24
O Biodiesel e o Biometano no Combustível do Futuro, por Arnaldo Jardim