Este é o lavrado, uma imensidão de terras em Roraima, à espera da soja
Com grandes áreas para expansão, Roraima se torna uma boa oportunidade para produtores que querem avançar no agronegócio. Em anos passados o estado sofria com problemas de regularização de terra, mas, recentemente o governo liberou a legalização de mais de 4 milhões de hectares de cerrado.
Para a governadora do estado de Roraima, Suely Campos, a regularização poderá aumentar em até 50% a área destinada para a soja no estado, contou em entrevista ao Notícias Agrícolas.
Localizado em uma posição estratégica, de fácil acesso ao escoamento da produção, a região também permite redução de custos. Conforme ressalta o analista de mercado, Vlamir Brandalizze, até 2020 o mundo precisará aumentar sua produção em 3 bilhões de toneladas de alimentos, e Roraima tem se mostrado uma boa oportunidade para quem deseja investir.
"Estou vendo aqui o que foi o Estados Unidos anos atrás, mas o diferencial é que estamos no século XXI onde as tecnologias tornam mais fácil a exploração", destaca Brandalizze.
E apesar da produção ainda tímida [em relação as demais regiões do país] o analista diz acreditar que nos próximos 5 anos o estado possa saltar para uma área de soja de 500 mil hectares.
8 comentários
Mulheres do agro debatem realidade da produção agrícola no Brasil durante o 5º ENMCOOP em Florianópolis
Ministro da Defesa chinês recusa reunião com chefe do Pentágono
Chefes de partidos da UE chegam a acordo sobre indicados de von der Leyen para Comissão
STOXX 600 fecha quase estável após negociações voláteis; setor imobiliário pesa
Ações da Target caem 20%, com varejista dos EUA esperando estagnação das vendas na época de festas
Ucrânia dispara mísseis de cruzeiro britânicos Storm Shadow contra a Rússia um dia após usar ATACMS dos EUA
RUBENS boa vista - RR
E onde esta sendo produzido o segundo melhor algodão do mundo? adivinha???!
RORAIMA!!!!. e pra quem diz que o produto não tem saida, só temos três Porto, o de Manaus, o de Georgetown Guiana e Venezuela..., então pra quem taí no sul, e pensa que o mundo só é o sul do Brasil, digo que está muito enganado! são pessoas que não tem visão de Futuro. AHHH.... TEM OUTRA COISA, OURO E DIAMANTE, UMAS DAS MAIORES RESERVAS MINERAIS DO BRASIL, E O NIÓBIO, A MAIOR RESERVA DO MUNDO......então esse é meu recado para os críticosMe diga quem são os vizinhos e te direi quem es!
Não é "vizinhos" e sim "amigos"...
paulo e. Santo Ângelo - RS
Gostaria de respostas às seguintes perguntas: Regularização fundiária em Roraima ? Compra-se do Estado ou de terceiros ? Valor do hectare ?
Também já estive por lá. Visitei a cooperativa falida. O calcáreo vem do Pará. Uma semana de balsa e mais 900 km de carreta de Manaus. Documentos como conhecemos , escritura, matrícula, registrado em cartório, não tinha. Tem posse .
O solo é muito argiloso. Muito mesmo. Acredito que tem que subsolar regularmente. Visitei um escritório do Ibama, pra perguntar se poderia plantar soja por lá. O funcionário me disse que aquelas terras planas e quase sem árvores, com uma grama rasteira, é um tipo de bioma único no Brasil, e que aquele órgão não aprovaria exploração agrícola. Talvez hoje seja diferente. estou falando de 8 anos atrás. Roraima seria um excelente local se a Venezuela fosse um país estável. Lá tem calcáreo, os insumos poderiam vir por lá, e o mais importante, seria um grande comprador dos produtos produzidos. Vale a pena gastar a passagem para conhecer. Só digo pra tomar cuidado com os documentos da terra. Sugiro visitar o instituto de tarras de lá, e mostrar os documentos da área. Eles podem dizer se é bom ou não. Tenha um bom advogado para checar estes documentos, que seja de sua total confiança. Tenho certeza que é de interesse do governo do estado que agricultores plantem as terras. O desenvolvimento é garantido.
Obrigado pelas considerações .
BOA TARDE , MARCO. O senhor tem propriedade no AP / Caso tiver., comente sobre a safra de lá. Como foram as produtividades e como esta á respeito da soja louca que existe lá . ABRAÇOS.
GEORGE TREMEA Nonoai - RS
Estive em Roraima, e fiquei com muito interesse nessas áreas, com certeza vai crescer muito rápido!
http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-brasil-real-e-o-da-narrativa,10000074056
Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS
Acredito q deva ter varias oportunidades em Roraima e vontade de expandir todo mundo tem.O problema é coragem pra encara uma mudança tao grande,principalmente quando tem familia,mulher,filhos.Pra começo de conversa é uma região q c chega somente de barco ou avião e aqui no sul nao estamos acostumado com essa bagunça de documentos(títulos,posse,etc..).Acredito q seja bem mais fácil pro pessoal do centro-oeste uma mudança para uma região dessas.
Com certeza os produtores que estao indo pra Roraima estao acreditando na regularizaçao fundiaria. E os produtores que chegam em RR sao aqueles com perfil diferente.
Quem for para Roraima vai ter que passar em Rondonia, estado em que a soja esta em franca expansao, já possui um porto preparado para exportar, sistema de armazenagem em construção, presença das multinacionais Cargill,Amaggi , alem da acentuada presença de sulistas e oriundos do sudeste brasileiro, ja afeitos a produção agropecuaria.
Soja Roraima No GMO abre UE,lay out projeto venda porta porta 30dd determinou sucesso CARGIL e BUNGE ctc Gil 34 658 663 594 [email protected]
Luiz de Santana Junior Aracaju - SE
Parabéns à Governadora Suely Campos, vê-se que a Sua Excelência tem atitude, vontade de trabalhar, entendimento e sabedoria. Vivemos um momento não muito bom economicamente, mas vontade de acertar ( e vai acertar) é um ótimo começo.
Eraldo Jose Dutra Gil Santo Antônio da Patrulha - RS
Última fronteira agrícola...
Jacir Calminatti Dois Vizinhos - PR
Como serão negociados esses espaços (lavouras) em Roraima ? Serão vendidos pelo estado ou já está em mãos de terceiros?
Qual seria o valor do hectare hoje ? Abraços