Safra de mandioca registrará queda este ano em lavouras da BA e do PR
A safra de mandioca vai ser menor esse ano no Paraná e na Bahia. A lavoura sentiu os efeitos da falta de chuva nos dois grandes estados produtores da raiz.
A agricultora Marinalva Cerqueira está entre os três mil agricultores familiares que plantam mandioca em Irará, no leste da Bahia. A pequena plantação fica bem ao lado da casa onde mora.
Este ano, o tempo não ajudou muito o cultivo da mandioca. As chuvas, esperadas para o início de abril, chegaram com dois meses de atraso.
Mesmo assim, agricultora Marinalva Cerqueiranão deixou de plantar. Ela tem esperança que as chuvas dos próximos meses compensem esse atraso. “É que o mês de agosto também a gente tá esperando uma chuva. Com fé em Deus. Estão todos otimistas”, diz.
A cidade de Irará é o segundo maior produtor de mandioca do estado. A última safra foi de 54 mil toneladas. Mas este ano a expectativa é de uma safra 40% menor. A falta de farinha já fez o preço mais do que dobrar. A saca, que o produtor vendia R$ 80, sai por R$ 170.
Veja a notícia na íntegra no site do Globo Rural
0 comentário
Mamão/Cepea: Feriados e aumento na oferta refletem em nova queda nos preços
Banana/Cepea: Preços praticamente se estabilizam em Delfinópolis
Batata/Cepea: Choque de oferta na bataticultura!
Embrapa e IBPecan assinam parceria com instituições do Uruguai e da Argentina para troca de informações sobre a nogueira-pecã
Cenoura/Cepea: Altas nas cotações continuam em São Gotardo
Melão/Cepea: Diante da grande oferta, preços seguem baixos para estimular vendas