Noz Macadâmia: Patrimônio do município de Dois Córregos/SP

Publicado em 20/07/2016 12:04

Além da vocação poética, o município de Dois Córregos também é conhecido como a ‘Capital da Macadamia’. O título é graças ao trabalho desenvolvido pela empresa QueenNut Macadamia, que possui aproximadamente 100 mil árvores plantadas. É uma indústria que processa tanto as macadamias próprias, como de outros agricultores parceiros, totalizando 35% de toda a produção brasileira.

O cultivo foi iniciado há aproximadamente 25 anos, através do trabalho dos empresários Dr. José Eduardo Mendes Camargo e de sua esposa, Maria Teresa Egreja Camargo (Teca). Hoje é referência em qualidade e produtividade, beneficiada pelo clima ideal, excelente infraestrutura e pela mão de obra de qualidade presente na região.

Já consolidada no mercado de trabalho, agora, o objetivo da empresa é também o de divulgar o potencial de negócio na região. Desenvolver parcerias com empresas de ponta foi uma das estratégias adotadas pela QueenNut, que hoje fornece matéria prima para grandes grupos consumidores como Wickbold, Kopenhagen, NuttyBavarianno Brasil.

O consumo da noz traz diversos benefícios para a saúde, como auxiliar a reduzir o risco de doença cardiovascular e a reduzir as taxas do colesterol ruim. Além disso, são ricas em nutrientes, tais como fósforo, cálcio e manganês.

Outra área de atuação é a produção de óleo usado como base de cosméticos, sendo amplamente conhecida pelo seu poder hidratante, por ser rica em ácido palmitoléico. Isso permite que o óleo hidratante atinja até a sétima camada da pele.

Também está em andamento estudo em conjunto com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para o uso do óleo de Macadamia para o consumo humano, em forma de cápsulas, identificando todos os benefícios a saúde da ingestão diária do produto.

O compromisso e a seriedade no gerenciamento dos negócios rendem números e títulos importantes. Exporta para os Estados Unidos e a vários países da  América Latina, assim como  Europa, Japão, China, entre outros e possui os seguintes certificados:- HACCP CodexAlimentarius (Sistema de Gestão de Segurança Alimentar) exigido pela FDA (FoodandDrugAdministration - órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos) para importação de produtos e também o certificado Kosher que atesta que a empresa obedece às normas específicas que regem a dieta judaica ortodoxa.

O destaque da empresa dois-correguense também é voltado para a área social, já que é uma das associadas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e está comprometida com a causa da proibição do trabalho infantil.

A QueenNut ainda foi vencedora do Prêmio Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em 2009 na categoria Desempenho Industrial e também teve seu trabalho reconhecido em 2010, sendo a empresa vencedora estadual do Premio Sesi Qualidade no Trabalho na categoria Ambiente de trabalho seguro e saudável.

AMPLIAÇÃO/ A empresa está trabalhando para ampliação das áreas cultivadas com Macadamia na região e há cerca de dois anos vem intensificando a divulgação de seu potencial de negócio. Pois, a empresa já descobriu que o mercado consumidor é maior do que a produção atual.

Para os interessados, a QueenNut Macadamia oferece parcerias e orientação desde o plantio das mudas até a compra da noz em casca. Ainda, auxilia na orientação e conta com suporte técnico para orientação dos novos produtores.

“Com a proibição da queima da cana, os produtores buscam uma alternativa para as áreas de morro em que não é possível cortar a cana com máquinas. Em muitas propriedades existe a necessidade de encontrar uma nova alternativa. Existem ainda as possibilidades do plantio consorciado, com soja, feijão, por exemplo, enquanto a Macadamia está crescendo”, comentou o empresário Dr José Eduardo.

Conheça mais através do site: www.queennutmacadamia.com.br. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
QueenNut Macadamia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário